Ceniza y Miel

Carlos Javier Jarquín:
Presentación de la novela ‘Ceniza y Miel’, de Tatiana Serrano – A cobertura completa do lançamento literário que uniu a sensibilidade de Julieta Dobles e a força da nova literatura costarriquenha

Logotipo da sedção O Leitor Participa
Tatiana Serrano (izquierda) y Julieta Dobles Yzaguirre, durante la presentación de la novela Ceniza y Miel (Uruk Editores), el pasado lunes 21 de septiembre, en el Museo Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia, en San José, Costa Rica. Foto cortesía de Tatiana Serrano

Na última segunda-feira, 21 de setembro, a partir das 18h, foi apresentado oficialmente o romance Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026), da autora costarriquenha Tatiana Serrano, no Museu Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia, em San José.

Durante a apresentação, a comentarista foi a poeta costarriquenha Julieta Dobles Yzaguirre. Em sua intervenção, ela destacou que Ceniza y Miel “merece ser lido com calma e desfrutado com tempo, pois faz as delícias de todo tipo. Com uma capa tão divertida e louca quanto o romance — obra da artista plástica e visual costarriquenha Marcia Salas, que acabou de chegar e está aqui presente —, o livro chama imediatamente a atenção de seus possíveis leitores”.

Ela também expressou sua admiração e comentou:

É surpreendente que sua autora consiga escrever a história da família Patay usando um narrador-testemunha que mal iniciou a adolescência. O garoto Tomás, mais conhecido como Tomasito, cujo sobrenome Patay vem de sua mãe, é filho de uma das filhas do avô. Seu pai foi ausente em sua vida e nunca o reconheceu; então, o avô, no final, se compraz em saber que esse menino tem o sobrenome Patay e vai seguir adiante com a família, embora não tenha sido reconhecido pelo pai… Mas realmente me surpreendeu que uma escritora jovem que publica seu primeiro romance alcance tal grau de experiência vital para o leitor, a ponto de este conseguir se lançar de cabeça na leitura e ler com a avidez com que eu li. Eu o li em pouquíssimos dias. Entre os personagens criados pela autora, plenos de significado, podemos reconhecer alguns protótipos comuns em nossa sociedade, tanto entre os homens quanto entre as mulheres do romance…”.

Tatiana Serrano, muestra la portada de su novela Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026). Foto cortesía de Tatiana Serrano
Tatiana Serrano, muestra la portada de su novela Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026). Foto cortesía de Tatiana Serrano

Prezada Tatiana: Qual é a temática central abordada em Ceniza y Miel e a que público o romance se dirige?
Ceniza y Miel introduz o leitor no universo da família Patay. Este é um clã onde a vida e a morte, os afetos, a memória e os vínculos familiares convivem com naturalidade, ternura, humor e ironia. Através de personagens cativantes, contradições reconhecíveis e um equilíbrio entre humor, ternura e ironia, a obra reflete sobre aquilo que herdamos e sobre as histórias familiares que moldam nossa identidade. Esta é uma história construída ao redor daquilo que herdamos, das pessoas que nos precederam e dos relatos familiares que, de uma maneira ou de outra, terminam formando parte de quem somos.

Ceniza y Miel é direcionado a pessoas que desfrutam de histórias sobre os vínculos, a memória, as famílias e as marcas que as gerações anteriores deixam em cada uma das pessoas que conformam esse grupo social. O romance se conecta especialmente com quem aprecia personagens marcantes, contradições humanas e um humor que acompanha inclusive os momentos difíceis.

Ceniza y Miel é o seu primeiro romance. Que impressões você tem recebido dos seus primeiros leitores e o que significou para você esta estreia no gênero do romance?
Os leitores têm sido muito generosos na recepção do romance. Muitos se aproximaram para comentar que a obra lhes pareceu refrescante, amena e agradável. Um dos aspectos em que a maioria coincide é que se trata de um romance diferente do que está no mercado e das propostas literárias habituais. Comentam que se conectam com a história desde o início e que o final se mostra cativante. Destacam que os personagens permanecem com eles. Existe uma coincidência entre os leitores de que o romance é percebido como natural, crível, contando com verossimilhança e sentido.

Carlos Jarquín con la portada de Ceniza y Miel (Uruk Editores, 2026), Foto: 23 de septiembre de 2026. Cortesía de Carlos Jarquín.

Desde sua apresentação inicial no marco da Feira Internacional do Livro da Costa Rica, Ceniza y Miel chamou a atenção de leitores e meios culturais. O jornal La Nación o incluiu entre as “Cinco joias imperdíveis” da Feira Internacional do Livro, enquanto o Semanario Universidad o destacou entre três romances de mulheres publicados pela Uruk Editores.

Esta estreia no gênero do romance significou uma experiência muito importante para mim, porque Ceniza y Miel é construído a partir de treze relatos interconectados. Cada capítulo se sustenta como um episódio completo, mas a soma das histórias conforma o romance da família Patay; cada capítulo é uma porta para um momento determinado no clã. Gosto de concebê-lo como um prato no qual cada capítulo traz um aroma, um sabor e uma cor particular, mas todos juntos produzem uma explosão de sabores.

Escolhi uma estrutura fragmentada porque as memórias não são lineares. Além disso, um mesmo acontecimento pode se transformar em uma história completamente diferente dependendo de quem o lembre ou o conte. Por isso, a unidade do livro não é cronológica: constrói-se a partir dos personagens, dos vínculos familiares e dos elementos que reaparecem ao longo do romance. Escrever um romance a partir de relatos interconectados foi uma aposta ambiciosa, porque eu queria conservar a intensidade do conto, um gênero que me apaixona por sua precisão, sua contenção e pela escolha muito consciente de cada palavra, e ao mesmo tempo aproveitar as liberdades do romance, que permite construir o efeito com pequenos golpes acumulativos.

No último dia 21 de setembro, você apresentou oficialmente Ceniza y Miel no Museu Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia. O que significou para você apresentar seu livro neste museu?
As apresentações de obras sempre são um ápice dentro do processo de publicação que acompanha todo texto. São momentos desfrutados porque se trata de compartilhar com diferentes setores os detalhes da obra, desde o processo criativo até as decisões, seleções e a história da própria história. Apresentar Ceniza y Miel no Museu Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia foi, além da apresentação de um livro em um espaço cultural, o encontro de um romance construído ao redor da memória, da família e das marcas do passado com um lugar que também resguarda a memória histórica.

Nessa apresentação, a poeta Julieta Dobles foi a comentarista da sua obra. O que representou para você contar com a voz e a leitura dela no lançamento do seu primeiro romance?

Contar com a voz e a leitura de Julieta Dobles na apresentação de Ceniza y Miel foi uma honra muito especial. Dona Julieta Dobles é uma das vozes mais reconhecidas e queridas da poesia costarriquenha contemporânea. O trabalho que ela desenvolveu através da formação em universidades e oficinas é fundamental. Sua trajetória literária, sua sensibilidade e sua contribuição contínua para a cultura nacional a convertem em uma figura de grande relevância dentro das letras costarriquenhas.

Ela dedicou sua vida à escrita, à docência e à reflexão poética, e sua obra faz parte essencial do panorama literário do país. Por isso, o fato de ela ler e comentar meu primeiro romance teve um significado profundamente emotivo e simbólico. Sua visão não apenas trouxe uma leitura sensível e generosa da obra, mas também acompanhou esta estreia a partir de um lugar de experiência, autoridade literária e proximidade humana. Para mim, sua presença representou uma espécie de boas-vindas ao gênero do romance por parte de uma escritora admirada, uma autora cuja palavra tem peso, memória e uma enorme legitimidade dentro da literatura costarriquenha.

Carlos Javier Jarquín

Voltar

Facebook




Da Palestina ao ROL, Mona Al-Assi!

As letras de Mona Al-Assi exaltam o amor à terra, a resistência, a identidade e a memória da Palestina, a Senhora das Terras, a Mãe dos Começos e dos Fins, o Paraíso Perdido!

Mona Al-Assi

Mona Al-Assi, nascida no Campo de Yarmouk, em Damasco, e radicada em Lausanne, na Suíça, é poeta, jornalista e profissional da área de mídia palestina. Sua atuação e extensa trajetória abrangem o jornalismo cultural, a produção radiofônica, a realização de documentários e projetos artísticos multidisciplinares.

Trajetória literária

Sua poesia foi traduzida para o francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e outros idiomas, e apresentada em festivais literários internacionais, leituras de poesia, eventos culturais e projetos artísticos na Suíça, em diversos países europeus e em outros continentes.

Entre seus livros e trabalhos literários estão Training in Barking e How to Raise a Window, coletâneas de poesia, além de Maqām al-Nāb, livro em prosa atualmente em processo de elaboração.

Entre suas antologias e publicações selecionadas estão Analectes de poésie mondiale (Antologia da Poesia Mundial), em francês, que reúne 188 poetas de diferentes partes do mundo, e Exile Named Homeland, antologia búlgara que apresenta trabalhos de 39 poetas palestinas.

Em voos literários cada vez mais altos, recentemente Mona recebeu o Prêmio da Paz em Poesia no Festival Internacional de Poesia de Naoussa, na Grécia.

Mona Al-Assi inicia sua contribuição no ROL com o impactante texto A sombra do sobrevivente: uma canção para Ahmad Manasra, poema sobre a infância roubada, violência, trauma, morte simbólica e a tentativa de sobreviver através da memória e da poesia.

A sombra do sobrevivente:
uma canção para Ahmad Manasra

“Menino palestino de 13 anos, visto de costas diante de uma paisagem urbana devastada, envolvido pela própria sombra, com um copo de chá e tomilho ao lado, simbolizando trauma, memória, infância perdida e sobrevivência.”
https://gemini.google.com/app/527f4ebb80ea21ee?utm_source=app_launcher&utm_medium=owned&utm_campaign=base_all

Estações de sombras

vagam pelos aposentos

selando os últimos desejos

e os ossos pálidos

que tecem o meu medo.

Então sacudo as cordas da saudade—

e minha voz se abriga em minha mãe,

arrebatada pelo vento.

A estrada devora os olhos,

e na estrada

me falta a estrada —

aos treze anos, ainda um menino,

ponho tomilho no chá:

letras verdes

para uma menina

que ergue as unhas

para arranhar meu coração

e contar minhas feridas,

fissura

por fissura—

embora ela não saiba contar.

Ó Senhor, eu era bonito,

a semente da minha barba começava a florescer.

Mas a língua do vento

corrompe cada um dos meus nãos:

Eu não sei.

Eu não ouço.

Eu não falo.

Eu não faço nada.

Nããããããããão —

Não me lembro de nada além da minha mão

vindo até mim por trás de uma soleira,

trazendo um copo de chá

que canta ao tomilho,

enquanto a terra,

além da minha atenção,

continua girando.

Ó Senhor, estou morto—

então por que o tremor dos ossos

ainda me dói?

Como um abraço imenso,

as sombras sugam minha alma.

A fala seca em minha boca,

e um impulso me leva a latir

mais alto,

mais alto—

até que eu me esqueça de quem sou

e o bastão

pare de ofegar.

Torci o ferro da minha mão

por trás das minhas costelas

para bater à porta do meu corpo.

E a sombra na parede

tritura minha semente.

Leva-me, ó Ataba,

leva-me até a Mãe do Dia,

para que meu corpo se torne transparente

e os mortos

possam me ver.

Mona Al-Assi

Voltar

Facebook




De Honduras ao ROL, Karen Iveth Orellana!

Karen Iveth Orellana: da melódica Honduras à literatura que atravessa fronteiras!

Karen Iveth Orellana

Karen Iveth Orellana, natural de Santa Rosa de Copán (Honduras), possui formação nas áreas administrativa, contábil e comercial, tendo atuado como secretária, administradora, profissional bancária e apresentadora de rádio.

Atuação literocultural

Na literatura e na cultura, consolidou-se como escritora, poeta e gestora cultural, dedicando-se à promoção das artes, da literatura e da educação.

É diretora da Academia Cultural Universal Hondureña e de Bohemios Universales Literatura y Otras Artes, além de presidente executiva do Club Colectivo Cultural Vuelos de Plumas y Letras, do Marrocos, e presidente da Organização Mundial de Trovadores (OMT) em Honduras.

Ativismo cultural

Entre 2008 e 2023, organizou mais de 300 eventos culturais e educativos, presenciais e virtuais, incluindo recitais, conversatórios, conferências e oficinas, além de promover artistas de diferentes áreas em âmbito internacional.

Produção literária

Sua produção literária integra diversas antologias nacionais e internacionais, entre elas Antología de la Niñez, Antología de la Mujer, Antología por la Paz e Mujeres por la Paz Mundial. Em 2022, publicou El Forjador del Siglo XX.

Premiações

Recebeu premiações em concursos de poesia e oratória e distinções da Organização Mundial de Trovadores. Em 2024, recebeu o Prêmio Internacional América Madre Ama, da Fundación Honoris Causa.

Aprofundamento Cultural

Em 2025, concluiu o Diplomado em Espanhol Hondurenho pela Universidade Pedagógica Nacional, ampliando uma trajetória que une literatura, cultura, educação e intercâmbio internacional.

Como primeiro texto de sua colaboração no ROL, Karen apresenta Raiz indígena, belíssimo poema que reúne integração com a natureza, memória e ancestralidade, denúncia e resistência e resistência social e transcendência e esperança.

Raiz Indígena

Um mural vibrante e surrealista retrata uma mulher indígena como a Mãe Terra encarnada. Suas raízes profundas nutrem a terra, onde são visíveis símbolos de lutas e história: pequenas vinhetas de trabalho árduo, figuras em túmulos e a colheita. De seu coração, uma flor vibrante e um coração humano emaranhado irradiam vitalidade. Seus braços de madeira se estendem, oferecendo sangue e fogo como fontes de vida e transformação. Acima, seu cabelo se transforma em fumaça que sobe ao céu e uma fênix de fogo voa livremente, representando renovação e o espírito resiliente da criação.
https://gemini.google.com/app/946bf44cbf304fff?utm_source=app_launcher&utm_medium=owned&utm_campaign=base_all

Sou a flor com fluido vital
que resulta da canela e da resina;
rio interior que percorre o corpo, levando vida e energia.
O reflexo da guerra,
o sufoco da fome;
o grito do silêncio que reclama
a repulsa e a marginalização.

Represento a raiz de nossa terra,
o tronco de nossos sonhos;
a madeira que nos abraça,
a roupa íntima que nos veste,
a manta que nos cobre,
as folhas do chirrión que
sacodem a poeira de minha cabana,
o fogo que prepara o café
da aurora ao ocaso.

Meu coração simboliza
o frescor dos arbustos
que, com cores vivas,
complementam a beleza
efêmera do planeta.
Meus olhos são guardiões de histórias,
com mitos e lições gravados,
vozes que falam sem palavras.

Sou indígena por amor às minhas raízes,
pele cor de canela e coração de brasa,
sou do barro da argila;
represento tantas mortes
e muitos silêncios;
sou nuvem e ar acariciando meus sonhos,
ave infinita de céu eterno,
noite de mil estrelas.

Karen Iveth Orellana

Voltar

Facebook




Vandalismo em nome da limpeza

O choque entre a sensibilidade da natureza e a ignorância burocrática que prefere queimar folhas a entender o outono

Bahtiyar Hidayet (Bakhtiyar Hasanov)
Bahtiyar Hidayet (Bakhtiyar Hasanov)
https://gemini.google.com/app/214c10a31518cae0?utm_source=app_launcher&utm_medium=owned&utm_campaign=base_all

As árvores do parque

viram o corte das florestas,

erguem os braços ao céu e agradecem

por um dia terem deixado sua terra natal.

As montanhas distantes em que confiei

ergueram uma bandeira branca.

Foram as primeiras a se render ao inverno.

As árvores estão tirando suas roupas,

como se entregassem suas roupas ao solo

para que o solo não sinta frio no inverno.

Mas a prefeitura da cidade

manda recolher e queimar as folhas.

Névoa branca nas montanhas depois da chuva,

névoa negra no parque.

A teoria do preto e branco de Aristóteles ainda está em vigor.

Mas a teoria da lógica difusa de Lotfi Zadeh

também não deve ser esquecida.

Há um arco-íris de mil cores ao longe.

E, no entanto,

eu conheço este presidente da prefeitura.

Para que a cidade fique limpa,

ele queimaria os manuscritos

tanto de Aristóteles quanto de Lotfi Zadeh.

Mas eu, olhando para estas árvores,

sinto saudade da minha terra natal.

Penso que esta teoria

é uma teoria mais precisa

do que a teoria do preto e branco,

e do que a teoria da lógica difusa.

Precisa e trágica.

Bakhtiyar Hasanov

Voltar

Facebook




Tempestade no rio

Jane Nash: ‘Tempestade no rio’ | Uma fábula tocante e mágica sobre o Rei dos Cisnes, o resgate de um menino perdido e o preço do dever e da redenção!

Jane Nash
Ilustração artística em realismo mágico mostrando um grande cisne branco ao lado de um menino sob um céu de tempestade, representando o conto Tempestade no Rio de Jane Nash.
https://gemini.google.com/app/bbbaaa8ecba35e25?utm_source=app_launcher&utm_medium=owned&utm_campaign=base_all

O alto macho do cisne olhou rio abaixo. O céu estava se fechando, negro, e sua fêmea e os filhotes de cisne estavam amontoados nos juncos.

— Leve-os rio acima — ordenou ele.

Ela se desenrolou e avançou, com os fofos filhotes cinzentos atrás dela, sua curiosidade ganhando peso. O rei dos cisnes se lembrava dessa tempestade do ano anterior e, desta vez, estava determinado a não deixá-la levar nenhuma criatura viva, seja da água ou das margens. Este ano seria uma batalha para a qual ele havia se preparado.

Enquanto voava sobre os canteiros de juncos e as águas agitadas, podia ver novamente a queda e o arrasto do rio, levando-o para mais fundo até que não houvesse ninguém para resgatar; apenas um espaço vazio na margem onde antes um menino havia se sentado brincando, jogando gravetos diante da margem para vê-los acelerar rio abaixo. O riacho agora era um rio, o cruel sangue vital de sua existência. O rei dos cisnes ficou feliz por estar no ar.

Ainda se desenrolando, mal flutuando como feixes de penas de anjo, os seis filhotes de cisne tinham a cor das nuvens que rolavam rapidamente pelo céu. Ele passou sobre eles nos canteiros de juncos, ouvindo sua fêmea estender o chamado:

— Volte para mim.

O som de seu apelo penetrou em seu senso de dever. Ele pousou na margem, estendendo as asas. A tempestade logo desabaria sobre eles.

Perto dali, Jono estava pescando. Tinha oito anos e meio, com cabelos dourados que ficavam presos na gola de sua camisa xadrez vermelha e azul. Suas botas de borracha tinham um padrão de camuflagem azul e seus joelhos nus estavam cobertos de casquinhas, por ter caído das árvores. Ao lado dele estava uma pequena caixa de ferramentas de plástico verde, aberta, com alguns anzóis, tesouras e um saco de larvas vivas como isca. Ele não percebeu a tempestade que se aproximava. Sua cabeça estava cheia dos filhotes de cisne que havia visto durante a tarde e da concentração necessária para pegar uma perca. Ele sabia identificar uma perca.

Jono não percebeu o relâmpago que rasgou o céu, mas, quando o vento chegou, Jono vestiu um suéter tricotado à mão por sua avó, com a cabeça de um cachorro na frente e o corpo continuando até as costas. Uma cauda tricotada pendia das costas como um bônus adicional.

Aos oito anos e meio, sua destreza ainda não estava desenvolvida e ele rapidamente se viu enredado na linha de sua vara de pesca. O anzol e a larva estavam incrustados em algum lugar daquele suéter. Ele o encontrou, mas fisgou a mão no anzol farpado. Começou a chorar.

O rei dos cisnes elevou-se ao céu ao ouvir a situação daquele coração delicado. Poderosamente equilibrado e voando pouco acima da superfície da água, chegou diante de Jono, que prontamente parou de chorar, chocado ao ver uma ave tão magnífica diante dele.

— Seja corajoso — falou o rei dos cisnes.

Não ocorre a uma criança de oito anos e meio que cisnes não falam e, naquele momento, o menino respondeu:

— Ele pegou minha mão — e ergueu a mão esquerda para ser examinada.

O anzol estava enterrado na pele entre o dedo médio e o primeiro dedo.

— Isso parece dolorido.

A voz profunda da ave acalmou o menino, como se ele tivesse podido acariciar os cabelos do menino. Lágrimas e manchas de sujeira do rio lavavam o rosto angelical do menino. Seus olhos, safiras profundas e reluzentes, acompanharam a ave enquanto ela caminhava desajeitadamente atrás dele. O cisne estava cabeça a cabeça, da mesma altura que o menino.

— Abaixe sua vara de pesca e, com a mão direita, você vai cortar a linha. Deixe o anzol em sua mão.

Diante disso, Jono soluçou.

— Faça o que eu digo. Faça isso, faça isso agora.

A chuva podia ser ouvida à distância. Jono estava tão concentrado em conseguir manejar a tesoura e cortar a linha que se esqueceu do telefone celular que sua mãe havia colocado no bolso externo de sua mochila para emergências.

— Meu nome é Jono — disse o menino enquanto colocava a tesoura no chão.

— Eu sou o Rei dos Cisnes — respondeu o macho.

— E este é o meu rio.

A pele das pernas do menino se arrepiou. Usar shorts já não parecia uma boa escolha e ele desejou estar usando sua calça jeans.

— É hora de voltar para casa.

O rei dos cisnes o afastou da margem do rio com uma cutucada.

— É hora de ir para casa. Agora.

Jono levantou-se e, na confusão e no drama do tempo tumultuado, não conseguia se lembrar do caminho para casa. O céu escureceu e a pequena trilha de grama pisoteada que levava ao seu local de pesca havia desaparecido na atenção do vento. Ansioso para não desobedecer ao rei dos cisnes, Jono caminhou para o interior, sua pequena caixa de ferramentas de plástico em uma das mãos, a outra mão estendida em um ângulo desajeitado ao seu lado, como uma asa quebrada.

Jono sentou-se sob uma árvore ancestral, seus galhos labirínticos oferecendo algum pequeno alívio da chuva que agora estava presente. Ele estava perdido. O cisne voou através do pasto e pousou diante dele.

— Suba nas minhas costas.

Jono olhou fixamente para ele.

— Deixe sua caixa e suba nas minhas costas. Deixe suas pernas penduradas atrás das minhas asas e cuidadosamente envolva seus braços ao redor do meu pescoço e do meu corpo.

A ave recuou em direção ao menino que, encantado, fez o que lhe fora dito.

Um relâmpago dividiu o céu negro e iluminou a imagem mágica de um menino segurando desajeitadamente um grande cisne. Os cachos de linho do menino estavam empurrados para trás, afastados de seu rosto. Ele percebeu um grupo de patos que se curvaram diante do assombro dos sinais da ave e do menino enquanto eles passavam sobre suas cabeças.

Pouco tempo depois, e agora completamente encharcado, o rei dos cisnes mergulhou para baixo atrás do velho celeiro junto à casa da família de Jono.

— Desça. Você está seguro aqui.

Mas Jono foi descuidado e, em sua pressa, prendeu o anzol de sua mão esquerda no peito do rei dos cisnes e rasgou carne e penas. O cisne afastou-se, sibilando para Jono, que rapidamente correu para sua casa, de repente assustado com aquela poderosa criatura.

Nos canteiros de juncos, uma orgulhosa fêmea protegia seus filhotes da tempestade, mantendo-os sobre suas costas, usando as asas como barreiras contra os elementos. Ela levantou a cabeça para ver seu amor, seu rei, chegar ao seu lado. Podia sentir o gosto do sangue dele no ar enquanto ele voava em sua direção.

— O menino.

Sua voz ressoou como o trovão, despertando algumas das bolas de penugem e penas.

— Você fez o que tinha de fazer. O menino não estava seguro.

A fêmea olhou para ele, seu próprio coração doendo, cheio de amor e proteção por aquelas seis bocas famintas.

— Você salvou este aqui — continuou ela suavemente.

O rei dos cisnes conseguia se lembrar da tempestade anterior. Lembrava-se de um menino um pouco mais velho, caindo nos juncos e sendo levado pela correnteza, assustado demais para estender a mão para o cisne que havia voado até ele para ajudá-lo a permanecer flutuando.

— Não foi culpa sua — disse ela, lendo sua mente.

— É o meu rio.

Ela bicou um pouco de musgo e o arrancou das pedras junto às pedras acima da linha da água. Colocou-o no pequeno buraco em seu peito, danificado pelo anzol de pesca.

— Esta não é nenhuma penalidade que você precise pagar — seus tons suaves lembraram-lhe que sua casa era ao lado dela.

— É o meu rio. Posso garantir que isso nunca mais aconteça — e ele afundou ao lado dela, grato por seus olhos, por suas atenções e por suas forças.

— O menino está seguro agora.

E ele descansou a cabeça entre os feixes de penas de anjo aninhados sobre as costas dela. A excitação causada pela cabeça daquele macho de cisne, aconchegando-se em meio ao que até então fora o berçário deles, despertou todos eles, e seus guinchos excitados trouxeram conforto a ele.

Jane Nash

Voltar

Facebook




Poesia popular

Mohamed Rahal

‘Poesia Popular: Malhoun – O Registro do Povo
e uma Arma de Resistência Cultural’

Mohamed Rahal
Mohamed Rahal
https://gemini.google.com/app/7c541a18b583dcef?utm_source=app_launcher&utm_medium=owned&utm_campaign=base_all

A poesia popular, conhecida como “Malhoun”, é uma das expressões artísticas mais proeminentes que preservou a identidade e a memória coletiva da região de Ouarsenis. A poesia nunca foi uma forma de arte elitista e isolada; pelo contrário, sempre esteve intimamente ligada aos problemas e preocupações cotidianas do povo, servindo verdadeiramente como “o registro do povo e o repositório de seus segredos”.

Os poetas populares foram a voz da nação, semeando esperança, fortalecendo a determinação e inspirando um espírito revolucionário nos corações dos argelinos, transformando a poesia em um manifesto de resistência e uma plataforma para a liberdade. A poesia popular caracteriza-se pela sua habilidosa fusão do vocabulário digno do árabe clássico com o calor do dialeto local, tornando-a acessível, fácil de entender e compartilhar, e capaz de expressar os sentimentos mais sutis e os pensamentos mais profundos.

🔶 A Canção Beduína da Melodia Eterna que dáAsas ao Poema

Se a poesia é a alma, a canção beduína é o corpo e o eco que lhe garante vida eterna. A canção beduína está intrinsecamente ligada à poesia popular; é o canal através do qual a poesia flui das coleções dos poetas para os corações das massas. Quando um poema é cantado, adquire novas dimensões e um impacto mais profundo, à medida que a beleza das palavras se funde com o poder da melodia e a doçura da voz, transformando-o em parte integrante do tecido social do dia a dia. É recitada em celebrações e eventos, compartilhada em encontros noturnos e usada para oferecer conforto em momentos de tristeza.

🔶Esforços para Preservar e Consolidar estaTradição dos Festivais Folkà PesquisaAcadêmica

Há um crescente interesse acadêmico por essa rica herança. Universidades nacionais têm promovido simpósios nacionais com ampla participação de professores e pesquisadores especializados de diversas universidades do país. Esses encontros buscam destacar as dimensões culturais e civilizacionais da região, bem como explorar e analisar a literatura popular escrita e oral utilizando as abordagens críticas mais recentes.

Um dos resultados mais significativos desses esforços acadêmicos é a proposta de criação de um laboratório de pesquisa acadêmica dedicado à literatura, à cultura popular e ao patrimônio da região. O objetivo é documentar cientificamente essa cultura imaterial, preservá-la e transformá-la em uma fonte confiável para estudos de ciências humanas e sociais.

🔶Instrumentos Musicais Populares em Canções Beduínas

As canções beduínas são baseadas principalmente em instrumentos musicais simples e tradicionais, muitas vezes feitos com materiais encontrados no deserto ou em ambientes rurais. Esses instrumentos variam de instrumentos de sopro e corda a instrumentos de percussão.

🔷Qasba ou Qasba (Flauta Beduína): Um instrumento de sopro feito de um tubo oco de cana, considerado a base do estilo beduíno do deserto (como os cantos Ayay, Naili e Shawiya).

🔷Shubaba (ou Shabiba): Um instrumento de sopro tradicional feito de cana ou metal com orifícios específicos, que produz tons delicados adequados à atmosfera do deserto.

🔷Bendir e Daf: Instrumentos de percussão usados ​​para marcar o ritmo e o andamento no canto beduíno e em encontros de grupo.

🔷Gelal ou Tambor Beduíno: Um instrumento de percussão usado em alguns estilos beduínos (como a canção beduína de Oran ou a canção da estepe) para intensificar a energia e o ritmo.

🔷Gelal ou Tambor Beduíno: Um instrumento de percussão usado em alguns estilos beduínos (como a canção beduína de Oran ou a canção da estepe) para realçar a energia e o ritmo.

🔴Cobertura da mídia: Do 15º Festival de Canções e Poesia Folclórica Bedouína na Província de Tissemsilt, transmitido pela Ennahar TV.

Mohamed Rahal

Voltar

Facebook




Christian Tămaș

Cristina Rhea

‘Entrevista com o escritor, tradutor e pesquisador romeno Christian Tămaș’

Logotipo da seção Entrevistas ROLianas
Logotipo da seção Entrevistas ROLianas

“O que me preocupa, na verdade, é a busca por um caminho de retorno do ser humano às suas realidades e valores últimos, cada vez mais sufocados pela arrogância megalomaníaca do homem contemporâneo.” (Christian Tămaș)

Crhistian Tamas - Arquivo pessoal
Christian Tămaș – Arquivo pessoal

Queridos amigos, tenho a grande alegria e a honra de dar continuidade à minha série de entrevistas na maravilhosa revista Jornal Cultural ROL, com trechos da minha entrevista com o ilustre escritor, tradutor e pesquisador romeno Christian Tămaș.

É escritor, filósofo, orientalista e tradutor de oito línguas estrangeiras (árabe, francês, inglês, italiano, espanhol, português, catalão e irlandês), consultor de Ciências Humanas do IBC – Cambridge (Reino Unido) e pesquisador da Universidade „Al. I. Cuza“, em Iași (Romênia), além de professor de língua e civilização árabe no Centro Cultural Árabe de Iași (Romênia).

Christian Tămaș é Doutor “Magna cum laude” em Filosofia, com a tese “Estratégias de comunicação no Alcorão”. As línguas estrangeiras nas quais atua como tradutor são: árabe, francês, espanhol, italiano, português, catalão, inglês e irlandês (celta).

Também é membro da União dos Escritores da Romênia.

Capa do livro ROMENOS DO SÉCULO XXI. Entrevistas-documento com personalidades romenas (Editora Pro Universitaria, 2013
Capa do livro ROMENOS DO SÉCULO XXI. Entrevistas-documento com personalidades romenas (Editora Pro Universitaria, 2013

A entrevista foi publicada no meu quarto livro de entrevistas, ROMENOS DO SÉCULO XXI. Entrevistas-documento com personalidades romenas (Editora Pro Universitaria, 2013).

O volume contém 32 entrevistas com 29 personalidades culturais e sociopolíticas da Romênia contemporânea, nas quais analiso diversos aspectos da vida política, socioeconômica e cultural da Romênia, bem como as formas pelas quais esses aspectos foram afetados pela ideologia comunista e pela transição para a democracia após 1989.

Os temas abordados nessas entrevistas tratam da ideia de nação romena e do destino do povo romeno nos planos cultural, social, histórico e político, analisando o processo do comunismo na Romênia, o período de transição pós-comunista e o período da monarquia constitucional romena.

Nascido em 13 de novembro de 1964, o escritor, tradutor e pesquisador romeno Christian Tămaș é uma personalidade única no âmbito da cultura romena.

Sua obra é abrangente e inclui: trabalhos especializados (livros); artigos e estudos; trabalhos apresentados em conferências, congressos e colóquios nacionais e internacionais; prefácios, estudos introdutórios, notas e comentários, organização e preparação de edições; traduções (livros); além de numerosos artigos, resenhas e traduções publicados em periódicos culturais romenos e internacionais.

Parte de seus trabalhos foi incluída em dicionários e obras de referência biobibliográficas de instituições internacionais especializadas (Centre for Translations and Textual Studies, Irish Research Council for Humanities and Social Sciences, Dublin, Irlanda; International Biographical Centre, Cambridge, Reino Unido; American Biographical Institute, Raleigh, Carolina do Norte, EUA).

Além disso, Christian Tămaș recebeu importantes prêmios nacionais (Prêmio da União dos Escritores da Romênia – Filial de Iași, Romênia, 2008; Prêmio de Tradução do Festival Internacional „Lucian Blaga”, Alba Iulia, Romênia, 2011) e internacionais (Prix Na‘man, Beirute, Líbano, 2007; Medalha de Ouro por Excelência Intelectual, Lima, Peru, 2012).

Sempre que nos encontramos, tive o mesmo sentimento: o de que qualquer diálogo com Christian Tămaș é único e, depois de apenas alguns minutos de conversa, transforma-se em um verdadeiro colóquio espiritual, no qual você, como ouvinte, assiste, mudo de assombro, à essência conflituosa/benéfica dos temas mais debatidos do mundo contemporâneo: o mundo árabe, o cristianismo, o espaço ocidental, os horizontes transcendentais, a sacralidade, a modernidade, a comunicação religiosa, a condição humana, o neopaganismo contemporâneo, a ideologia, a sociedade pluralista, a hegemonia mundial, o comunismo e o capitalismo.

Convido vocês a lerem trechos da entrevista a seguir, realizada em 2013, na qual analisamos grande parte desses temas fundamentais do mundo contemporâneo.

Rh. C.: O intelectualidade romena corre atualmente o risco de ser eliminada do cenário social e político da sociedade?

Ch. T.: A intelectualidade romena, infelizmente, já foi eliminada dos cenários aos quais o senhor se refere. E aqui me refiro ao verdadeiro intelectual, não àquele que possui um diploma de ensino superior. Mas isso é uma consequência natural da falta de clareza e de visão que a sociedade romena enfrenta em seu conjunto. E isso, por sua vez, é consequência do choque representado pela Revolução de 1989, uma mudança brusca e radical de uma maneira de compreender o mundo, por assim dizer, para outra, diametralmente oposta. Mais ou menos como na história de Abu Hasan, que certa manhã acordou califa.

Em nosso país, o comunismo deixou marcas profundas, por meio de uma “nivelização pela base” da sociedade, da destruição sistemática da individualidade e do deslocamento da atenção desta para a comunidade — mas não de uma comunidade entendida como o conjunto das individualidades de seus membros, e sim como uma multidão amorfa. É claro que os outros povos da Europa Central e Oriental que compartilharam nosso destino também passaram por isso, mas a tradição e a experiência pré-comunistas às quais me referi em determinado momento fizeram com que as sequelas do totalitarismo assumissem uma gravidade diferente em cada caso.

Ora, se o intelectual tem seu lugar (e sua razão de ser) no seio da comunidade, ele se torna um elemento negligenciável aos olhos de pessoas manipuladas e impedidas de desenvolver plenamente sua individualidade.

Rh. C.: O que significa o tipo de pesquisa científica que o senhor propunha, em 2013, no plano europeu e mundial?

Ch. T.: Não saberia dizer o que isso significa. Poderia, entretanto, dizer para onde ela se dirige: para o conhecimento da realidade do “outro”, tal como ela é, sem distorções nem preconceitos, com o objetivo de estabelecer uma base para o diálogo e a compreensão entre os seres humanos. É para isso que se voltam minhas preocupações e pesquisas das últimas décadas, não apenas desde 2009, ano de minha chegada à Universidade “Alexandru Ioan Cuza”, em Iași, e é também para isso que continuarão voltadas no futuro.

O que me preocupa, na verdade, é a busca por um caminho de retorno do ser humano às suas realidades e valores últimos, cada vez mais sufocados pela arrogância megalomaníaca do homem contemporâneo, para parafrasear o filósofo espanhol Milán-Puelles, que nos torna prisioneiros de uma autossuficiência cada vez mais desprovida de horizontes transcendentais.

Sinto que essa é a missão que me foi confiada e que me esforço para levar a bom termo, dentro das minhas possibilidades.

Rh. C.: Quais são as diretrizes que definem e a situação profissional do escritor/pesquisador romeno? Um bastardo da Europa? A elite intelectual europeia?

Ch. T.: É difícil definir as diretrizes que caracterizam o escritor ou pesquisador romeno. Isso depende de cada indivíduo, de seu horizonte, de seus ideais e dos objetivos concretos que estabelece para si. Em essência, elas são — ou deveriam ser — as mesmas de todos os escritores ou pesquisadores do mundo.

Em uma sociedade normal, plenamente “estruturada”, depende em grande medida dele tornar-se um “bastardo” ou um membro da “elite” intelectual de um país ou de um continente. Depende dele e da maneira como sabe compreender e assumir a missão que lhe cabe neste mundo.

Quanto à sua situação profissional, ela está longe de ser invejável, pois parece que, em nosso país, se confirmam as palavras do Salvador, que dizia que “ninguém é profeta em sua própria terra”. A falta de transcendência de nosso universo interior e exterior nos dota, enquanto sociedade, de umas formidáveis viseiras que nos impedem de enxergar além do estreito campo de visão que nos é imposto. Daí também a crescente falta de apetite por tudo aquilo que significa cultura e educação.

Rh. C.: O comunismo tentou minar a identidade cultural da Europa Oriental. O que a Romênia trouxe de novo e o que preservou, nesse espaço geográfico, especialmente no que diz respeito à cultura?

Ch. T.: Em primeiro lugar, não acredito que se possa falar de uma identidade cultural stricto sensu da Europa Oriental anterior ao comunismo. Os povos dessa região provêm de duas vertentes da espiritualidade e, consequentemente, da cultura cristã: a católico-protestante, de um lado, e a ortodoxa, de outro, que evoluíram de maneiras bastante diferentes.

O comunismo procurou minar, ideologicamente falando, as características dos povos sobre os quais estendeu seu domínio, tentando nivelar as diferenças sob as esteiras do totalitarismo, mas não conseguiu. Os povos dessa região da Europa permaneceram os mesmos, assim como suas mentalidades.

É difícil dizer o que a Romênia trouxe de novo. Quanto ao que preservou, manteve suas tradições e sua língua, que somente agora correm o risco de se perder. É um paradoxo, sem dúvida, mas apenas aparentemente. A falta de liberdade, em seu sentido absoluto, destrói as almas; a liberdade as rouba.

Rh. C.: A escola romena tem futuro?

Ch. T.: Qualquer discussão a respeito da “Escola romena” (que não consigo deixar de comparar, quase por reflexo, com a situação da educação nos demais países europeus) me faz pensar em uma pintura do artista alemão do século XVI, Hans Baldung Grien, intitulada “As Três Idades do Homem”.

Ali, à esquerda, aparece uma mulher nua, jovem e bela — a “escola” europeia, na minha visão, ou a “escola” como ela deveria ser —, enquanto, no centro, aparece uma mulher também nua, mas enrugada e descarnada, cujos ossos são mantidos unidos apenas pela pele; atrás dela está a morte, olhando por cima de seu ombro: a “escola” romena e seu futuro. É a resposta mais direta que posso lhe dar.

Rh. C.: Qual é a importância da cultura do Leste para a Europa?

Ch. T.: É muito importante, pois reflete as mentalidades, as ideias e as tradições de povos que sempre fizeram parte desse espaço cultural, que professaram a mesma religião cristã, compartilharam os mesmos tipos de valores e enfrentaram ameaças comuns ao longo da história.

Apesar dos conflitos de todos os tipos e das duas guerras devastadoras do século passado, a Europa, seja Ocidental ou Oriental, do ponto de vista espiritual ou ideológico, sempre constituiu uma comunidade circunscrita ao mesmo espaço interior que seus povos foram destinados — ou condenados — a administrar da melhor maneira que conseguiram.

Rh. C.: Em que consistiu o naufrágio do regime comunista na Romênia? Foi semelhante ao dos países da Europa Oriental? Quais são atualmente os grandes sofrimentos do povo romeno e os perigos que a Romênia enfrenta (no plano europeu e mundial — refiro-me sobretudo às alianças político-econômicas e à invasão da religião na vida da sociedade)?

Ch. T.: O comunismo foi, desde o início, uma utopia no sentido mais pleno da palavra e, por isso, fracassou tanto na Romênia quanto nos demais Estados europeus. E as causas de seu naufrágio foram mais ou menos as mesmas. Talvez tenham diferido apenas as nuances, não a essência.

O grande fracasso do comunismo, que também provocou sua queda, foi o econômico, fato que desencadeou uma reação em cadeia. O rebanho, se não recebe alimento, dispersa-se.

Quanto aos sofrimentos do povo romeno, sobretudo no plano europeu, acredito que eles gravitam em torno de uma crise de identidade. A velocidade das mudanças na Europa nas últimas duas décadas talvez seja um pouco rápida demais para nós, acostumados, quase geneticamente, a outro ritmo e a outra maneira de vivenciar a passagem do tempo.

Quanto aos perigos determinados pelas alianças político-econômicas, eles são os mesmos que dizem respeito aos nossos aliados: crises econômicas, conflitos internacionais…

O maior perigo vem de dentro, de nós mesmos, por assim dizer, da falta de coerência que marca nossas ações. Esse é o maior perigo que se manifesta, em um nível mais elevado, por meio da crise de identidade mencionada anteriormente.

E ele não está relacionado a uma invasão da religião na vida da sociedade, mas, ao contrário, ao seu afastamento ou, melhor dizendo, ao fato de a religião estar sendo empurrada para as margens da sociedade. A invasão à qual você se refere é apenas aparente e está relacionada, na melhor das hipóteses, a aspectos formais, ritualísticos, e não às essências. A exacerbação do ritualismo no âmbito de uma religião constitui um sinal clínico de sua morte.

A presença da religião na vida de uma sociedade, seja aqui ou em qualquer outro lugar, não diz respeito ao que você faz quando vai à igreja, mas ao que faz fora dela; em outras palavras, à maneira como você entende que deve viver efetivamente aquilo que professa.

Rh. C.: O que os seres humanos representam para o senhor? Eles nascem necessariamente com alma e consciência?

Ch. T.: O ser humano é uma criação de Deus, de quem recebe tanto a alma quanto a consciência. Ele nasce, portanto, bom, com alma e consciência, que conserva até o fim de sua existência. O que acontece com ele ao longo de sua existência terrena depende, em ordem cronológica, em grande medida, de uma série de fatores sociais presentes em seu entorno imediato, que condicionam seu desenvolvimento: os pais, os educadores, os amigos, a sociedade.

Por ser uma criação de Deus, assim como eu também sou, o ser humano é meu semelhante, é uma alteridade na qual eu me reconheço.

Uma entrevista realizada por Rhea Cristina. Qualquer uso do conteúdo desta entrevista implica citar a fonte e requer o consentimento prévio por escrito de Rhea Cristina. Todos los derechos reservados © Rhea Cristina, www.cristinarhea.wordpress.com  

Rhea Cristina

Voltar

Facebook