CONTINUA GRANDE A VISITAÇÃO À 1ª MOSTRA DA CATEDRAL DE ITAPETININGA
Além das visitações normais, de pessoas de Itapetininga, a 1ª Mostra Artística da Catedral tem recebido visitas de estudantes e de caravanas de outras cidades. Depois que as curadoras Walquiria Paunovic e Marina Hungria abriram para todos os estudantes de 13 a 17 anos a possibilidade de participação no Concurso de Redação, aumentaram as inscrições de participantes tanto para este, como pelosegundo concurso promovido pela Mostra, o de Fotografias.
A exposição, que se encerrará dia 5 de novembro, data do aniversário da cidade de Itapetininga, expõe pela primeira vez na Catedral, 150 fotos da construção da obra e de seus realizadores e também objetos sacros, documentos antigos e quadros de selecionados autores.
Algumas cidades vizinhas, como Alambari, organizaram caravanas de interessados em conhecer esse inédito acontecimento que acabou fazendo com que a própria igreja se tornasse um importante ponto turístico da cidade. A catedral Nossa Senhora dos Prazeres é um dos maiores templos católicos do interior do Estado de São Paulo e é admirada inclusive por ter uma arquitetura que foi precursora da Basílica de Aparecida do Norte. É grande também o número de visitantes que aproveitaram para irem à torre e o cemitério de padres, locais antes fechados à visitação pública. Entre as atrações da exposição consta uma obra realizada em pactografia (arte para cegos) e um vídeo documentário sobre a história da construção da catedral exibido diariamente às 9 e às 15 horas. O cemitério da igreja fica aberto para o público todos os dias a partir das 11 horas da manhã. A Torre também está aberta à visitação pública todos os dias das 16 às 17 horas.
Durante a 1ª Mostra Artística da Catedral, estão sendo realizados dois concursos: um fotográfico e outro literário. O fotográfico tem como tema: ‘Olhares Sobre a Praça, a Luz e a Arquitetura’ e o ganhador receberá uma câmera fotográfica. O segundo concurso é o de Redação, aberto a todos os estudantes de 13 a 17 anos sob o tema é: ‘A preservação da arquitetura como patrimônio da História’. O prêmio ao ganhador é um computador. Para participar os interessados devem se inscrever na Secretaria da Catedral até o dia 10 de novembro.
Estudantes
Estudantes das escolas públicas e particulares, assim como ONGs da comunidade e também órgãos públicos tem comparecido para admirar as belezas da 1ª Mostra Artística da Catedral
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.