Resenha do livro ‘5.A.M’, de José Vitor Gomes
RESENHA
Um livro repleto de sentimentos, que foram descritos nas madrugadas insones do autor.
Da tristeza à redenção.
O encontro de si mesmo ao encarar o passado e enxergar um futuro cheio de possibilidades.
A complexidade de sentimentos relatada com o carinho e a força de quem sentiu.
Super recomendo!!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Na busca por um universo, por uma estética e por um estado perfeitos, percebi que todas essas sensações aconteciam, quando o Sol se punha e quando nada mais conseguia ser visto.
Foram nesses momentos que eu me encontrei e que eu achei (ainda acho) conforto.
Foram nesses momentos que eu vi meu passado, meu presente e meu futuro por uma janela, como se estivesse andando em uma linha paralela aos três, sabendo que tudo que aconteceu, me levou a ser quem eu sou.
Depois de dois anos, eu não consigo sentir um lugar poético melhor que esse.
A noite é como se fosse parte de mim e de tudo que eu vivi.
O silêncio da madrugada e as conversas que eu tinha comigo mesmo eram inesquecíveis.
Esses momentos catárticos me levaram à exposição de sentimentos crus, solitários, tristes, confusos e raivosos sem filtros, como se estivesse conversando com meu reflexo, falando e falando sem parar, para ver se essas experiências, um dia, poderiam deixar de ser relevantes na minha mente.
Dessa vez, não tive medo de falar ou de expor situações que me deixaram com feridas que, por algumas frações de segundo, imaginei que seriam incuráveis.
É tipo a Lei de Talião – você fez, agora vou fazer com você. Bom, agora, as eternizo no meu segundo livro (e sucessor de “Noites de Outono”) – 5 AM.
Se você é um aventureiro da madrugada, assim como eu, é hora de mergulhar de cabeça nessas histórias e nesses sentimentos!
SOBRE O LIVRO
Seu primeiro livro “Noites de Outono”, foi escrito e publicado quando José tinha 17 anos, então fala muito sobre as dúvidas do crescimento, principalmente sobre aquela fase de sair da infância e entrar na vida adulta.
Depois de dois anos do lançamento de “Noites de Outono” – que vendeu mais de 150 cópias- apresentando poemas soltos na internet e publicando sua 7ª coletânea no Wattpad- “Pôr do Sol” -, surgiu a ideia de escrever 5 A .M.
O autor passava por um momento difícil em sua vida, mesclando crises de ansiedade e depressão.
O que o levou a escrever incessantemente para aplacar a dor.
Quando percebeu, já havia mais de 50 poemas prontos, escritos noite adentro, inspirados em cores claras, tons de neon e músicas que falavam sobre ansiedade noturna.
“5 A.M” é a representação de um adulto inseguro, com 18/19 anos e com muitas dúvidas e medo de simplesmente fracassar na vida ou se entregar para a pessoa errada.
“Escrever durante dois anos e meio é uma tarefa complicada. Basicamente, tive dois livros nesse caminho – um mostrando meu lado de superação e de clareza e o outro, de derrota e de confusão. Porém, percebi que todos tinham um elemento em comum- a madrugada de fora a fora. Foi a partir daí que reuni tudo e criei o 5 A.M“
José Vitor Gomes
SOBRE O AUTOR
José Vitor Gomes cursa Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.
Apaixonado pelas áreas de assessoria de imprensa e jornalismo cultural, faz estágio na 9 Giga Networks, assessoria de imprensa para a Prefeitura Municipal de Diadema e entrevistas com os artistas Fresno, Juliette, Black Panthera e Arnaldo Antunes para a produção de textos voltados à cultura.
Desde criança sempre foi um apaixonado pela escrita.
Então, escrevia roteiros de séries e histórias.
Aos 16 anos, se descobre poeta e passa a expressar seus sentimentos de forma lítica e terapêutica, para curar dores e dúvidas internas.
Escritor independente, tem dois livros publicados – “Noites de Outono” (2021) e “5 A.M” (2024).
OBRAS DO AUTOR
ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Seja o que você quer ser - 3 de dezembro de 2024
- Crentes e descrentes - 2 de dezembro de 2024
- A força dos ipês: mais que uma reparação - 21 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.
Hey very nice blog!