março 26, 2025
O que virá depois?
Pra não dizer que não falei dos espinhos
Perdi-me nessa versão
Frutas do outono
O sono
Sol no horizonte
Ausência da admiração
Últimas Notícias
O que virá depois? Pra não dizer que não falei dos espinhos Perdi-me nessa versão Frutas do outono O sono Sol no horizonte Ausência da admiração

Eduardo César Werneck: 'A história de uma foto…'

image_print

“…fui tentar encontrar a casa onde viveu o adolescente Honório, então ainda pobre, como simples alferes do Exército brasileiro…”

 

Quando resolvi pesquisar a vida de Honório Hermeto Carneiro Leão – o Marquês de Paraná – viajei a muitos lugares, e um deles Ouro Preto.

A cidade é um encanto…

História pura !

Ficamos com a impressão que ali na esquina encontraremos Cláudio Manuel da Costa… ou quem sabe, Tomás Antônio Gonzaga… sem Marília (de Dirceu)…

De minha parte, ao contrário, fui tentar encontrar a casa onde viveu o adolescente Honório, então ainda pobre, como simples alferes do Exército brasileiro.

Chegar a Ouro Preto nem foi difícil. A distância não assustou (só 500 km…), o que me deixou intrigado e enfurecido, são aqueles “espertões” que acham que turista é bobo…

O brasileiro verdadeiramente se acha !

Estando no centro da cidade, logo fui “atacado” pelas “moscas”… e são muitas… um bando de meninos que ficam ali a contar histórias que nem conhecem a fundo, pois apenas nos “vomitam” as mesmas. Guias turísticos… hum…

O que grudou em mim, não parava de falar.

Descrevia igrejas e cenários à profusão.

Cansei !

Disse que queria ficar só com minha família, e ele estabeleceu um “preço” embora jamais eu tivesse contratado ele para coisa alguma, ainda dizendo que faria um “desconto” porque minha filha era muito pequena, e que ainda tiraria uma foto da família feliz.

Não havia outro jeito, e para me ver livre do “carrapato”, concordei.

Paramos em determinado ponto, e ele fez o registro.

Dali, segui para o hotel, e junto ao meu computador fui fazer uma rápida pesquisa, pois pretendia no dia seguinte, e já descansado da viagem, procurar a casa de Honório.

Que coisa…

 A foto estava pronta !

No outro dia, bem que tentei, mas não consegui resultado algum ! Inacreditável !

O livro – O Marquês de Paraná – traz esta foto, que vos apresento, a qual emoldura o texto sobre a passagem de Honório por Ouro Preto.

Fiz algumas adequações e só deixei minha filha, frente à casa (hoje um hotel).

Assim, esta foto, sem querer (querendo…) entrou para história.

Eduardo César Werneck – drwerneck@uol.com.br

A casa em que viveu Honório Hermeto (na patente de alferes do Regimento de Cavalaria de Milícias, em 1817, quando mal completara 16 anos) em Ouro Preto, hoje um hotel.

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo