Encontro acontece no dia 11 de agosto (sábado), com palestras e lançamento do livro ‘Conversas na Varanda’. Evento é aberto ao público
O ‘Futuro da Educação no Brasil’ será debatido, no próximo dia 11 de agosto (sábado), na Faculdade de Direito de Itu (Faditu). Das 9h às 12h, o público participará de debates e palestras, além de conferir o lançamento do livro ‘Conservas na Varanda’ da educadora saltense Mércia Falcini.
A primeira apresentação será sobre “A Aventura do povo negro no Brasil”, às 9h. Com direção e produção de Maria Helena R. Scavone, direção de André Farias e direção musical de Andresa Kinjo, o conteúdo aborda a trajetória do negro trazido da África para ser escravizado no Brasil e sua importância sócio-econômica e cultural.
Após a apresentação, a educadora saltense Mércia Falcini terá espaço para falar sobre as questões educacionais em que vive o país e o futuro da Educação no Brasil. “Atualmente a educação brasileira vive uma crise na sua qualidade, e nós precisamos olhar para a Educação com prioridade, em especial a educação básica”, comentou.
O evento é uma realização da Educadora saltense Mércia Falcini e da Faditu e é aberto ao público mediante inscrição prévia. Será arrecadado por inscrição, no dia do evento, 1kg de alimento não-perecível, que será destinado a instituições de assistência social. Informações e inscrições por e-mail escritoriomerciafalcini@gmail.com ou no telefone (11) 4456-4566.
A Faditu fica na avenida Tiradentes, 1817 – Parque Industrial – Itu.
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

