Pajé Pitotó participará da FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos


O pajé Elias Samuel dos Santos Auã Adju, conhecido como Pajé Pitotó, estará presente na 9ª edição da FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos, que acontece de 12 a 14 de dezembro, no SESC Sorocaba, localizado na Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.
A FLAUS foi idealizada em 2017 pelo historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro e, desde então, consolidou-se como um espaço de valorização da produção literária, com especial atenção aos autores independentes de Sorocaba e região.
A feira, no entanto, mantém sua vocação aberta e plural, acolhendo também escritores de outras localidades — como é o caso de Pitotó, que vem de Peruíbe para participar do evento.
Esta será a segunda participação do pajé em atividades culturais na cidade. Em agosto do ano passado, ele esteve em Sorocaba durante a Feira Cultural Sorocaba, evento de temática mística realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, na Rua Paes de Linhares, Vila Fiori.
Guardião de saberes tradicionais e profundo conhecedor da cultura Tupi-Guarani, Pajé Pitotó é autor de dois livros, ‘Saberes e conhecimentos ancestrais‘ e ‘História e vida tupi-guarani‘. Nesses livros, Pitotó apresenta histórias, práticas ancestrais, rituais, cantos sagrados, reflexões sobre território e espiritualidade, além de relatos sobre a vida e a memória de seu povo.
A vinda de Pitotó para a FLAUS foi possível graças ao patrocínio e apoio cultural do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, de Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, do Hotel Plaza Inn Trevo e da Lexmediare Câmara de Mediação e Estudos.
Sua presença na FLAUS reforça o compromisso da feira com a diversidade cultural, o diálogo entre saberes e a valorização das vozes indígenas no cenário literário contemporâneo.
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

