No próximo dia 15 de Setembro o INSTITUTO JOÃO CÂNDIDO – CCN – Centro Cultural do Negro, de São Paulo, comemorará o seu 3º Aniversário de fundação. Na ocasião, além dos festejos de aniversário o Instituto lançará o CD da Antologia do 1º Concurso Luís Gama – Poesias, realizado em 17 de Março
No próximo dia 15 de Setembro o INSTITUTO JOÃO CÂNDIDO – CCN – Centro Cultural do Negro, de São Paulo comemorará o seu 3º Aniversário de fundação. Na ocasião, além dos festejos de aniversário o Instituto lançará o CD da Antologia do 1º Concurso Luís Gama – Poesias, realizado em 17 de Março.

Na oportunidade serão homenageados, com a entrega de Certificado de Honra ao Mérito e de CD contando em fotografias a História da Vila Carolina, cinquenta moradores mais antigos do bairro Vila Carolina, onde se localiza a sede do Instituto João Cândido. Entre os poemas que compõem o CD, está o do professor Carlos Carvalho Cavalheiro, intitulado “Presença”. Cavalheiro, que tem participado de diversos concursos literários foi um dos participantes do certame promovido pelo Instituto e obteve o direito de ter a sua poesia participante da antologia. É colaborador dos jornais ROL – Região On Line e Tribuna das Monções.
A mesma antologia deverá ser lançada em forma impressa até o mês de dezembro. A poesia vencedora do 1º Concurso Luiz Gama foi “Coisa de Preto”, de Dariel Costa. Outros poetas participantes da coletânea são: Iratan Martins Curvello, da Cidade de Florianópolis – SC, recentemente foi empossado como o mais novo Membro da Academia Catarinense de Letras, Cleusa Alves dos Santos, Josefa Maria Olivio da Silva, Orlando Alcade da Silva, Jocelina de Fatima Prophirio da Silva, Maria Cristina Pires, José Antonio Ramos Alves, Iratan Martins Curvello, Maria Edineide da Silva, Cilézia Crementino José.
Carlos Carvalho Cavalheiro é escritor e historiador, residente em Sorocaba (SP). Leciona História em Porto Feliz (SP). Autor de dezenas de livros, seu mais recente título foi “Entre o sereno e os teares”, um romance ambientado em Sorocaba nas décadas de 1920 e 1930.
- Vida partiu de mim - 11 de dezembro de 2025
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

