O lançamento ocorrerá no dia 18 de maio (sábado), das 13h00 às 16h30, na Biblioteca Municipal de Sorocaba
O autor
Nascido em 15/04/1955, Lourival de Oliveira é natural da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul.
Lourival começou a escrever muito cedo, porém, sua primeira publicação deu-se somente em 2000, com a publicação do livro ‘Lágrimas e Canções’, uma obra diversificada, contendo poemas, crônicas e pensamentos.
Em 2013, foi contemplado pela Linc – Lei de Incentivo à Cultura, com a publicação do livro de memórias ‘O Ranger das Dobradiças’.
Nesta terceira obra, ‘Senhor Emiliano – A Saga’, o autor navega, agora, pelo gênero romance.
O livro
Publicado pela Crearte Editora e com ilustrações de Caique Ferraz, trata-se de um romance sertanejo que narra a saga do Senhor Emiliano Feitosa de Souza e sua família, a partir do ano 1945, quando, sem uma predeterminação, chegam à pequena cidade de Lagoa Bonita, localizada na região Sudoeste do estado do Mato Grosso (hoje, Mato Grosso do Sul) e adquirem a fazenda Nova Aurora.
O autor, com grande habilidade literária, mescla o humor, expresso, ironicamente, pelo mau-humor de padre Benício Pelegrini da Cruz, com a crescente tensão, familiar e social, causada pela chegada da família do senhor Emiliano.
‘Senhor Emiliano – A Saga’ é uma obra que, certamente, prenderá a atenção do leitor, do começo ao fim, que, solidário ao drama do personagem central e de sua família, ao final da leitura o levará a uma verdadeira ‘catarse literária’!
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


