O lançamento ocorrerá no dia 20 de setembro (sexta), às 19h, na Biblioteca Infantil de Sorocaba
Tânia Maria Orsi lança Um Quilo de Sal, seu segundo livro de poesias, editado pela Crearte Editora.
O lançamento ocorrerá no dia 20 de setembro, às 19 h, na Biblioteca Infantil de Sorocaba (R. da Penha, 673 – Centro)
Segundo a autora, Um Quilo de Sal é um livro que retrata a sobrevida no enfrentamento de perdas e lutos.
Escrito como a tatuagem sangrada na pele, a forma surgida, ainda que poética, guarda a lembrança das
ulcerações. Os poemas revelam em Um Quilo de Sal a vitalidade da dor, num encontro com o nosso desconhecido, com a possibilidade de composições emocionais novas nos projetando para o desenvolvimento, ou ,ao inverso, para nossa dilaceração, levando-nos a uma perda de nós
mesmos num ciclo interno de desamor próprio, num movimento caótico que nos desfigura.
Guiados pelo traçado do artista plástico Júlio Veredas, a obra parece deslocar-se do papel em projeções essenciais de sutil intimismo e leveza.
A autora
Tânia Maria Orsi nasceu em Itapetininga (SP). Profissional da área de Psicologia e Psicoterapia, segundo ela, um lugar de fala e de construção de sentidos.
Tânia foi premiada com o 1º lugar no concurso de poesia ‘Alma de Mulher’, promovido pelo Instituto Darcy Ribeiro em 2003.
Em 2004, classificou-se em 1º lugar no 6°Concurso Nacional de Poesias “Poeta Nuno Álvaro Pereira, em Valença RJ .
Ainda em 2004, classificou-se em 2°lugar no concurso Depoesia V.
Em 2005, participou da fundação do grupo Coesão Poética de Sorocaba.
Em 2010, lançou o primeiro livro de poesia: ‘Mãe do Corpo’.
- Mergulho n’alma - 23 de março de 2026
- Quando o coração encontra o dedo - 22 de março de 2026
- As Magias da Sustentabilidade - 20 de março de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura e Dr. h. c. mult. Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura .

