Afrânio Mello fornece informações sobre a família TADDEI
ATENDIMENTO NÚMERO 1.319
Caro Felipe, como vai.
Atendendo sua solicitação sobre o sobrenome THADEI, encaminho o que tenho e o que encontrei na Itália.
Abraços em sua prima Alcina. Não tenho o e-mail dela. Repasse para ela, por favor.
THADEI…………………. 5 páginas e 2 brasões.
Abaixo um resumo do arquivo que envio para o estudo das origens do seu sobrenome.
No seu e-mail e ao final do arquivo um resumo do encontrei no DIZIONARIO RAGIONATO DEI COGNOME ITALIANI
Taddei, Taddeo, sobrenome de origem italiana. É classificado como patronímico, isto é, originário do nome próprio do patriarca dessa família. Vem do Grego Thaddaios, através do Latim Thaddeus, uma adaptação do Aramaico Tadday “bem amado, desejado”. Inicialmente os primeiros que usaram esse sobrenome eram conhecidos como “Fulano filho do Senhor Taddeus”, os filhos já eram conhecidos como Taddei. Principais variantes: Taddeu, Taddeus, Thadeus. Alguns afirmam o nome vem do Grego Theodore “dado por Deus”.
Os primeiros registros do sobrenome e suas variantes foram encontrados em Firenze (Florença), Toscana, Itália por volta de 1380, um nobre magistrado chamado de Philppo di Taddeo.
Registram-se alguns imigrantes italianos que se mudaram para os Estados Unidos. Candido Taddei, 21 anos, imigrou em 1892 para Nova York. Carmine Taddei, 41 anos, imigrou em 1896 para Nova York. Antonio Taddei, 11 anos, imigrou em 1896 para Nova York junto com sua família. Anna Taddei, 11 anos, imigrou em 1907 para Nova York junto com sua família oriunda de Penne. Antonio Taddei, 18 anos, imigrou em 1908 para Nova York oriundo de Costeno. Adele Taddei, 44 anos, imigrou em 1909 para Nova York oriundo de Tereglio. Angelo Taddei, 31 anos, imigrou em 1909 para Nova York.
Registra-se uma família nobre na Úmbria, com residência na cidade de Cássia e espelhada ao longo dos séculos em diferentes regiões da Itália. Há de se destacar Carlo Taddei “doctor iuris famosi”, de oral espelhada e residente em Cássia em 1572. Registra-se Giulio Maria Taddei, notário da Sacra Cúria Romana e residente em Cássia em 1598. Registra-se Benedetto Taddei, pertencente a Ordem do Pregadores, que floresceu em Cássia, por volta de 1613. Registra-se Giovanni Battista Taddei, doutor e professor de Filosofia e Teologia, residente em Perugia em 1633. Registra-se Don Piero Taddei, Cônego e Comissário Apostólico, residente em Todi em 1689. Registra-se Bernardo Taddei, doutor em medicina, atuou em Perugia por volta de 1712. Registra-se Antonio Taddei, pertencente a Companhia de Jesus, versado em letras Gregas e Latinas, residente em Perugia em 1767. A família recebeu armas (Brasão) na pessoa de Gustavo Taddei, de Cássia, aliás, a família também foi admitida na Nobreza de Terni. Escudo negro com três faixas prata em Chevron.
DIZIONARIO RAGIONATO DEI COGNOME ITALIANI
PÁGINA 683
Taddèi,Taddeini,Taddèo,Taceucci,Taddia,Taddio,Tadèi,Tadèo,Tadini e Tadolini
Dal nome próprio di persona sostenuto da tradizione evangélica e agioògica fin dal Medioevo Cristiano: Taddeo era um apostolo che si chiamava purê Giuda (da non confondere com l’omonimo che tradi Gesù > Cristo per trenta denari) Giuda di Giacomo o Lebbèo. Dall’ebr.aram. Thadday(gr. Tjaddàios e lat. Thaddeus ): “ dono di Dio “ (calco del gr. Teodoro); ma vale anche “ confessore “ o “ seno”. Panitaliani più frequenti al Centro( Taddèi prevale in Toscana). Tadei al Nord.
Traduzido
Do nome próprio em pessoa apoiado pela evangélica e tradição hagiológica desde a Idade Média Cristã: Tadeu era um apóstolo que era chamado de purê Judas (não confundir com o homônimo que trai Gesù > Cristo por trinta denari) Judas de Tiago ou Lebbèo. De Hebreu .aram. Thadday(grego Taddàios e Latim. Tadeu): ” presente de Deus ” (elenco de grego. Teodoro); mas também se aplica ” confessor ” ou ” peito”. Sobrenome mais frequente no Centro(Taddèi prevalece na Toscana). Tadei no Norte.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
“ Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas na edição virtual do Jornal Cultural ROL- (www.jornalrol.com.br).
A não concordância com esta publicação deve ser informada Imediatamente. Gratos”
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional