setembro 20, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

O genealogista Afrânio Mello retona com informações gratuitas sobre familias.

Afrânio Franco de Oliveira Mello: Atendimentos numeros 689 e 690. Familia Romagna

 

Prezada Lucimara Romagna,

Em primeiro lugar peço desculpas pelos dois meses e meio para lhe responder.

As pesquisas demoraram e minhas atividades me impediram da continuidade.

Voltaram a normalidade os meus trabalhos e aproveito para enviar os arquivos

que solicitou.

ROMAGNA…………………………… cinco páginas e um brasão e mais uma página do dicionário

de sobrenomes italianos .

DEBONI/BONIE ……………………. sete páginas e um brasão.

Abaixo uma pequena amostra do conteúdo dos arquivos principais.

Você tem um bom material para suas pesquisas com o registro de diversos deles no Brasil

com suas identidades.

Espero que goste.

Abraços

Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line

 

 

clip_image002

 

 

 

 

Deboni, Boni, sobrenome de origem italiana.

Na realidade é a junção de De Boni. Vem do latim Bonus (Bom). A princípio era um nome próprio, mas na Idade Média se transforma em sobrenome com a expressão Fulano filius Bonus (Fulano filho do Bom). Alguns Heraldistas colocam a origem na forma familiar do nome próprio Bonifácio. A origem deste ilustre sobrenome, por referências de historiadores da época e outras averiguadas por Heraldistas nos arquivos registrados nas cidades e outros povoados, podemos afirmar, mas não assegurar que este escudo ou outro similar a ele, apareceu inicialmente desde o século XI ao XIV, particularmente na comitiva que acompanhava aos emissários catalães de Ramón Berenguer III nas entrevistas de seus aliados imperiais de Federico Barbarroja (Barbarroxa) e da República de Gênova nos pactos contra a República de Pisa em 1.150 a 1.155 que logo foi aliada incondicional. As referências desta família parecem precisar-se com mais freqüência desde o século XV ao XIX em especial aos feitos da batalha dos Castillejos acompanhando ao General Prim nas tropas de assalto. Todo elo parece coincidir com a memória familiar de alguns dos membros do ramo da família dos de Boni.

Registra-se José Deboni, nascido em 26.01.1896, Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil; filhos do casal de italianos Franco (Francisco) Deboni e Virginia Pilastro. Teve os seguintes irmãos: Josephina Deboni nascida em 1897, Armanda Deboni nascida em 05.03.1899, João Deboni nascido em 24.06.1900 e Itália Deboni nascida em 27.12.1903 todos em Santo Amaro, São Paulo, SP, Brasil.

Registra-se Pietro Deboni, nascido em 09.09.1883 e batizado na Igreja Católica de Nossa Senhora dos Homens, Araranguá, Santa Catarina, Brasil em 10.09.1883; filho do casal de italianos Luigi De Boni e Maria Pesculer.

Registros de entrada no Brasil

clip_image002

clip_image004     clip_image006

 

 

clip_image002[3]

 

 

 

 

 

Romagna

 

sobrenome de origem italiana. Os que possuem esse sobrenome são descendentes de pessoas que nasceram ou viviam na região da Emília Romagna. Romagna vem do Latim Medieval Romania, que significa alguém oriundo de Roma ou um romano.

Registra-se Michel Antonio Romagna nascido em 1766, Strigno, Trento, Trentino Alti Adige, Itália; casou-se em 1790 com Maria Teresa Alda; filho de Francesco Antonio Romagna nascido por volta de 1750 em Trento, Itália.

Registra-se Giovanni Romagna nascido em 1771, Ivano-Fracena, Trento, Trentino Alti Adige, Itália; casou-se em 15.12.1795 com Maddalena Fiorani em Strigno, Trento, Itália.

Registra-se Bartolomeo Antonio Romagna nascido em 17.07.1793, Seurelle, Strigno, Trento, Trentino Alti Adige, Itália; filho deMichel Antonio Romagna e Maria Teresa Alda.

Registra-se Romano Romagna nascido em 1740, Ivano-Fracena, Trento, Itália e falecido em 1832; filho de Matteo Romagnanascido em 1712, Ivano-Fracena, Trento, Itália. Casou-se em 21.11.1765 com Catterina Pizzin. Teve os seguintes filhos: Stefano Romagna nascido em 1768; Giovanni Romagna nascido em 1770 e Paolo Romagna nascido em 1772.

Registra-se Ursula Maria Romagna nascida em 18.11.1803, Zortea, Tirol, Áustria; filha de Franz Romagna e Maria Libera Romagna. Teve um filho: Domenico Romagna, nascido em 1821; casou-se com Katharina Simoni em 1845, Zortea, Tirol. Áustria.

 

Registra-se Abramo Romagna nascido em 1848, Itália; casou-se com Theresa Micheli em 1877 na Itália e falecido em 1916, Azambuja, Santa Catarina, Brasil. Teve os seguintes filhos, todos nascidos em Azambuja, Brasil: Abramo Romagna nascido em 01.11.1890 e falecido em 20.06.1964; Martinho Romagna nascido em 1878; Pedro Romagna nascido em 1881; Madalena Romagna nascida em 1882; Maria Romagna nascida em 23.08.1888; Catarina Romagna 03.04.1891 e Angelina Romagnanascida 15.08.1892.

Registram-se

clip_image004[3]     clip_image006[3]

==================================================================================================================

clip_image002[4]

 

Dalla regione storica(corònimo) Romagna e sue variante patrionimiche (ufficiale: “ romagnólo”: “ nativo proveniente dalla Romagna” ).

Dal tardo-=lat.(terra)România : “ terra dei Romani” ( in parallelo e opposizione a Longobardia “ Terra dei Longobardi”).

Romagna è preval.diffuso al Centro-Nord: Romagnóli è paqnitaliano più o meno equidistribuito (Romagnuòlo è specifico Del Napoletano).

“ Romagnani (variante di Romagnano) e gli etnici vari degli altri toponimi omonimi sparsi in Piemonte,Venezie e Compania, sono sporadici e presenti in loco.

 

Da região histórica (corònimo) e sua variante patrionimica (oficial: “romagnólo”, “vindo de Romagna nativo”).

De tarde Lat. (Terra) România: “terra dos romanos” (paralelo e oposição a Longobardia “terra dos lombardos”).

Romagna é preval. se espalhou para o Norte-Central: Romagnóli é mais ou menos panitaliano equidistribuido (Romagnuòlo é específico para o napolitano).

“Romagnani (Romagnano) e o étnico outros homônimos de topônimos espalhadas em Piemonte, Veneto e Compania, são esporádicas e presentes no site.

==================================================================================================================

 

From: Lucimara Romagna

Sent: Thursday, February 18, 2016 10:19 AM

To: afranio@tintaspig.com.br

Subject: Descendentes

 

Bom dia
Solicito informações sobre as origens da família Romagna e Deboni hoje com residência no sul do Brasil
Desde já agradeço
Att Lucimara Romagna

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG – www.avgbrasil.com.br
Versão: 2016.0.7442 / Banco de dados de vírus: 4530/11649 – Data de Lançamento: 02/18/16

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo