Lúcio Borges e João Batista entrevistados pelo Jornal ROL

Uma entrevista com dois ícones da música sertaneja!

Logo da seção Entrevistas ROLianas!

MA-Conte nos como a música surgiu na vida de vocês e em que ano.

João Batista: desde os meus primeiros anos (1964) meu pai e familiares já faziam suas reuniões com interpretações de música da época. Participavam de folias de Reis o que me inseriu na música de forma natural. Mas o que me fez querer tocar e cantar foi um momento numa ocasião em que eu estava trabalhando perto de onde estava acontecendo uma cantoria e quando desocupei de minhas atividades, me aproximei dos cantores e pedi para cantar uma música. Um deles me respondeu que aquela música eles já tinham cantado e não iriam repetir. 

Assim eu tomei a decisão de comprar um violão e aprender a cantar e tocar com a promessa de que atenderia os pedidos mesmo que fossem repetidos e para nossa felicidade hoje podemos cantar músicas que fazem parte da nossa história, da nossa cultura e que agradam os amigos que nos dá o prazer de presenciar nossas apresentações.

Lúcio Borges: minha infância se inicia na fazenda, nos 1971, ao lado de meus avós e tios que sempre tiveram tino para música cantando, tocando violões e acordeom. Meu avô por parte de mãe brincava com a sanfona no entardecer no alpendre tendo no auditório os filhos e netos que um a um de um jeito diferente foi engajando nesse prazer que é ver o brilho nos olhos de quem canta e de quem ouve as canções.

João Batista e Lúcio Borges
Banner do show de João Batista & Lúcio Borges

MA- Conte-nos um pouco sobre a infância, adolescência e família de vocês. 

João Batista: minha infância foi de muita luta e junto com minha mãe e irmão para sustentar a família, o que realizamos unidos e perseverantes com fé e dedicação de quem fazia o melhor de cada um para colher os melhores resultados de nosso trabalho. Hoje colhemos os frutos de nossa luta o que nos enche de orgulho e felicidade ver todos bem e encaminhados seja cantando, tocando, ensinando e ouvindo, todos têm alguma ligação com a música.

Lúcio Borges: o inicio de minha infância foi na fazenda do meu avô materno que como já disse, ele era sanfoneiro, contador de causos e muita luta para sustentar a família. Isso faz parte de nossa cultura. Reunir a família e falarmos de nossas alegrias e tristezas, além das labutas da vida. 

Logo na idade de iniciar na escola mudamos para cidade e ali convivendo no meio religioso em que a família foi formada, logo aos 7 anos comecei a tocar violão nas novenas e reuniões familiares. Já aos 15 anos recebi meu primeiro convite para cantar numa banda de nossa cidade de Uberaba-MG (Rudi Banda Show) onde nos apresentávamos numa casa de noturna e também em shows regionais interpretando músicas de sucessos passados e atuais daquele momento (1986). Nos anos 90, dedicado ao trabalho e estudos, tocava e cantava na igreja e outros estilos em reuniões da família e amigos, quando em 1994 foi convidado a tocar contrabaixo numa banda de pagode. Isso foi ótimo, uma grande evolução musical. Mas sempre envolvido com o sertanejo foi convidado a tocar contrabaixo para uma dupla de amigos, João Batista e Paulo Cesar o que também foi um grande aprendizado e prazer, pois interpretavam músicas sertanejas que contam histórias. 

Depois de 6 anos como contrabaixista dessa dupla eu foi me aventurar pelo mundo da sonorização de eventos. Outro aprendizado que agradeço a muito amigos que foram orientadores para o conhecimento naquela época.

Sempre participando de eventos de amigos cantores, fazia participações interpretando algumas músicas. E por fim foi convidado a formar dupla com o João Batista com muito prazer e com quem temos a parceria até hoje.

MA-A trajetória do trabalho de vocês é inspirada em algum cantor? Qual?

A música de uma forma geral nos ensina muito, mas sempre temos nossas preferencias.

Em todos os estilos existem exemplos que aprendemos um pouco, mas a história da boa música sertaneja se inicia em nossas vidas tendo como bons exemplos a dupla Tonico e Tinoco em sua lindas canções e interpretações, Milionário e José Rico com belas canções e vozes destacadas como algumas das melhores para nosso gosto entre tantos outros grandes nomes da música que são referência para nosso trabalho.

Muito obrigada!

Magna Aspásia Fontenelle

Voltar

Facebook




Diego Maluffe: O Violino de Ouro!

Diego Maluffe é estudante de violino desde 2015 e, a partir de 2018, também professor

Diego Maluffe
Diego Maluffe

Diego Maluffe é um ‘velho’ jovem conhecido do Jornal ROL. Em 2019, quando seu talento despontava, a primeira matéria (https://jornalrol.com.br/?p=24592).

Dessa época para os tempos atuais, novos caminhos foram se abrindo. Recentemente, foi aprovado no processo seletivo do conservatório de Tatuí e iniciará uma nova jornada de estudos no instrumento.

Uma nova fase para o formando do conservatório de Sorocaba (FUNDEC) e influencer nas redes sociais (maluffinho – https://www.facebook.com/profile.php?id=100003777491595&locale=pt_BR ).

Além disso, também faz aulas de aperfeiçoamento técnico com o ex-spalla da Osesp, o violinista alemão radicado no Brasil, Erich Lehninger.

Para os leitores do ROL, uma breve apresentação de Diego Maluffe:

https://www.facebook.com/100003777491595/videos/pcb.3124731514329401/1058637539117245?locale=pt_BR

Voltar

Facebook




As Notas Etéreas de Ronaldo Rolim em Votorantim

Com uma carreira de muitas conquistas em compromissos pianísticos internacionais, Ronaldo Rolim volta a se apresentar em sua terra natal

Cartaz do recital de piano de Ronaldo Rolim, no Teatro Municipal de Votorantim (SP)
Cartaz do recital de piano de Ronaldo Rolim, no Teatro Municipal de Votorantim (SP)

No dia 21 de julho (domingo), às 14h, o Teatro Municipal ‘Francisco Beranger’, de Votorantim (SP) será palco do recital do pianista votorantinense Ronaldo Rolim, o qual integra a Programação Artística do II Festival de Inverno da Escola de Música ‘Maestro Nilson Lombardi‘, realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

No recital, Ronaldo executará composições de Szymanowski, Schubert, Chopin e Villa Lobos.

O Teatro Municipal ‘Francisco Beranger’ situa-se na Av. Newton Vieira Soares, 291 – Centro. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do Concerto.

Um filho ilustre de Votorantim

Ronaldo Rolim
Ronaldo Rolim

​Nascido em 1986 em Votorantim, São Paulo, Ronaldo Rolim iniciou seus estudos musicais com sua mãe, Miriam Pregnolato, tendo realizado sua primeira apresentação pública aos quatro anos de idade.

Em 1998, foi admitido como bolsista integral da Fundação Magda Tagliaferro em São Paulo, onde foi aluno de Zilda Cândida dos Santos e Armando Fava Filho.

Após vencer, aos dezoito anos, os Concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, transferiu-se para os EUA, onde estudou com Flavio Varani na Oakland University (Michigan), Benjamin Pasternack no Peabody Conservatory (Baltimore) e Boris Berman na Yale School of Music (New Haven), obtendo as mais altas distinções em todas as instituições pelas quais passou.

Carreira internacional

Ronaldo Rolim é doutor em música e ministra aulas na Universidade de Tacoma. Considerado um dos mais versáteis pianistas brasileiros, vem sido aclamado pela crítica especializada por uma “especial capacidade de comover através de suas interpretações” e pela “maestria de seu fraseado, agógica e dinâmica.”

Com uma carreira que engloba performances como solista, recitalista e camerista em mais de vinte países em quatro continentes, Ronaldo tem se apresentado em importantes salas como Carnegie Hall (Nova York), Tonhalle (Zurique), Wigmore Hall (Londres), Grande Sala da Academia Franz Liszt (Budapeste) e National Centre for the Performing Arts (Pequim), além de ser frequentemente convidado para renomados festivais de música como Ravinia, Septembre Musical, Folle Journée, Académie Musicale de Villecroze, Accademia Musicale Chigiana e Musikdorf Ernen.

Em 2019, Ronaldo lançou o álbum Szymanowski – The War Triptychs, pelo selo Odradek Records, no qual explora as obras programáticas do compositor polonês escritas durante a I Guerra Mundial. A revista Diapason declarou Ronaldo como “um guia ideal para o mundo feérico de Szymanowski”, ao passo que a revista Classica destacou seu “pianismo claro mas retumbante”. O tópico foi tema de sua tese de doutorado, defendida em 2016 na Yale University.

 Como solista convidado, apresentou-se frente a diversas orquestras brasileiras e internacionais, como a Tonhalle-Orchester Zürich, Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica da Capela de São Petersburgo, Phoenix Symphony, Louisiana Philharmonic, European Philharmonic Orchestra of Switzerland, Concerto Budapest, Musikkollegium Winterthur, Filarmônica de Lviv, Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Juvenil da Bahia e Sinfônica da USP, entre outras.

Grande defensor da música de câmara, colabora frequentemente com diversos instrumentistas e cantores, além de ter sido membro do Trio Appassionata por 15 anos, grupo com o qual fez extensas turnês pela Europa, China, Estados Unidos e Brasil, além de ter lançado o CD gone into night are all the eyes, dedicado a obras americanas para trio.

Ronaldo também tem sido convidado a participar de recitais de câmara com membros da Orpheus Chamber Orchestra, das orquestras da Filadélfia e de Baltimore, e com os quartetos Aizuri, Jasper, Guimarães, Baltic Neopolis e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Sobre o Festival de Inverno da EMV

O II Festival de Inverno da EMV celebra o 8.º Aniversário da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi” e tem o objetivo de incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade musical voltada para os alunos da EMV, músicos em formação de Votorantim e Região, e demais interessados, reunindo atividades pedagógicas e artísticas envolvendo as áreas de piano clássico, canto lírico, canto coral, cordas sinfônicas, flauta transversal, musicalização infantil, percussão sinfônica, violão clássico. Tais atividades incentivam o exercício da arte, trabalhar as habilidades motoras e físicas e promover capacidades de percepção musical, comunicação, expressão, sensibilidade, formação e a qualificação de indivíduos para a geração de renda e inclusão no mercado de trabalho.

Voltar

Facebook




Votorantim em 4 Movimentos

No dia 07 de julho, às 19h, acontecerá o lançamento do EP ‘Votorantim em 4 movimentos’ com um concerto de música erudita ao vivo no auditório Municipal Francisco Beranger

Divulgação Workshop - Foto Vinicius Araujo
Divulgação Workshop – Foto Vinicius Araujo

No dia 07 de julho, às 19h, acontecerá o lançamento do EP ‘Votorantim em 4 movimentos’ com um concerto de música erudita ao vivo no auditório Municipal Francisco Beranger. A realização do projeto é do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, através do Fundo Municipal de Cultura.

O projeto leva ao palco canções inspiradas na natureza da cidade de Votorantim criadas a partir da observação, contemplação e sensações físicas do compositor chileno Andy Felipe Pizarro durante as 04 estações do ano vivenciadas na cidade.

Divulgação concerto. foto Vinicius Araujo
Divulgação concerto. Foto Vinicius Araujo

Dirigido pela artista Aline Nieri, o projeto ‘Votorantim em 4 movimentos’ conta com 04 ações: a gravação de um disco (disponível nas plataformas digitais gratuitamente após o lançamento); realização de oficinas de dança e áudio percepção na escola Wilson Prestes Miramontes; o workshop ‘Música para quem e como ouvir?’, que acontecerá no mesmo dia da apresentação; e a apresentação do concerto de música de câmara do Coletivo Arsis, com instrumentos de cordas e ventos.

Uma das expectativas dos idealizadores do projeto é a valorização e enriquecimento da identidade cultural do votorantinense por meio da singularidade que habita neste território ouvida na música.

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, contando com recursos de acessibilidade (espaço acessível, intérprete de Libras, arteterapeuta).

Durante o lançamento/concerto será realizada a arrecadação de alimentos não perecíveis para a ONG Alimentos para vida de Sorocaba, que receberá estes alimentos para a montagem de cestas básicas para famílias carentes da região.

Divulgação concerto. Foto Vinicius
Divulgação concerto. Foto Vinicius

Divulgação Workshop - Foto Vinicius Araujo
Divulgação Workshop – Foto Vinicius Araujo

Voltar

Facebook




Segunda Absoluta

Netinho de Paula traz de volta a ‘Segunda Absoluta’, festa popular nos anos 90 e 00

Segunda Absoluta - Festa popular nos anos 90 e 00
Segunda Absoluta – Festa popular nos anos 90 e 00

Evento que acontece em São Paulo, já recebeu nomes como Dudu Nobre, Péricles e Belo, e agora é comandado por Netinho e seus filhos

Sob o comando do cantor Netinho de Paula, a ‘Segunda Absoluta’ volta à cena trazendo de volta a magia das noites de samba dos anos 90 e 00’. A festa acontece sempre às segundas, a partir das 18h, no Aki Espetos Bar, localizado na Vila Maria (R. Curuçá, 681 – Vila Maria), e promete animar os amantes da boa música em um lugar para levar a família.

Nesta nova fase do evento, Netinho de Paula divide o palco com os seus filhos, integrantes dos grupos Os de Paula e Levi de Paula, além de receber artistas convidados.

Durante mais de uma década, a ‘Segunda Absoluta’ foi o ponto de encontro de nomes renomados da música popular brasileira, como Dudu Nobre, Péricles, Belo, Salgadinho, entre outros. Além disso, diversos artistas internacionais e jogadores de futebol já prestigiaram a festa.

A atmosfera do evento proporciona um reencontro com a nostalgia para aqueles que já participaram e uma oportunidade para os novos visitantes. O público pode desfrutar da presença marcante de Netinho de Paula e reviver os sucessos do samba e do pagode. 

“Trazer a ‘Segunda Absoluta’ de volta sempre foi um sonho meu e agora estou realizando. É um evento lindo que reúne música de qualidade e celebração. Estamos prontos para proporcionar noites inesquecíveis de samba e encontros musicais únicos. Estão todos convidados para curtir com a gente”, declara Netinho de Paula.

SERVIÇO

Endereço: Rua Curuçá, 681 – Vila Maria

Entrada: R$30,00 (menores de 14 anos não pagam)

Reservas: (11) 95821-1264 

Censura: livre

Playground para crianças

Acesso para deficientes

Capacidade: 800 pessoas 

Instagram: @segundabsoluta/ @akiespetosbar

Voltar

Facebook




Programação do aniversário dos 38 anos de Capim Grosso

Entre as atrações estão a Banda Didá e Filhas de Gandhy, além de vários stands que estão montados na Praça com mesas de discussões e apresentações

Da esquerda para a direita: Jorge Vercilo, Tony Garrido, Luiz Caldas, Sandra de Sá e Leandro Borges
Da esquerda para a direita: Jorge Vercilo, Tony Garrido, Luiz Caldas, Sandra de Sá e Leandro Borges

A cidade de Capim Grosso completará 38 anos de emancipação política no próximo dia 09 de maio, para comemorar a data a Prefeitura Municipal programou uma série de eventos e apresentações, começando no dia 06 com a Feira Literária de Capim Grosso, e shows com artistas locais.

Entre as atrações estão a Banda Didá e Filhas de Gandhy, além de vários stands que estão montados na Praça com mesas de discussões e apresentações.

PROGRAMAÇÃO

Programação do dia 06 de maio
Programação do dia 06 de maio

Já no domingo,07, o dia começa com a corrida Otaviano Ferreira, com mais de 350 inscritos. No período da tarde a Prefeitura faz a entrega de várias obras no município, como Cantina Escola, Praça Professora Edineia  Costa no Bairro São Luiz, entre outras, ainda haverá a exposição e oficina com o grande artista Plástico capim-grossense Eduardo Lima e espaços para debates e apresentações na Feira Literária FICG, fechando à noite show de Jorge Vercillo.

Programação do dia 07 de maio
Programação do dia 07 de maio

Na segunda-feira, 08 a exposição do artista plástico Eduardo Lima continua, juntamente com as mesas de debates no espaço da Feira Literária, além disso, o poeta Bráulio Bessa fará uma apresentação à noite e logo após os artistas Luiz Caldas, Tony Garrido e Sandra de Sá fechando a noite de poesia e MPB.

No dia 09 de maio, dia do aniversário a programação será voltada para o público gospel, uma tradição dos últimos anos, artistas locais e o cantor Leandro Borges será atração da noite finalizando assim os festejos de aniversário de Capim Grosso.

Fonte: https://frnoticias.com
Redação FR Notícias

A comemoração dos 38 anos de Capim Grosso, no Instagram

https://www.instagram.com/reel/CsRBmtJJlsh/?igsh=eHBlcjhsZWIxOWk3

Voltar

Facebook




TIM Music Rio

TIM promove terceira edição do maior festival de música gratuito do Brasil

Imagem de divulgação do TIM Music Rio
Imagem de divulgação do Tim Music Rio

Criado e produzido pela Novo Traço, evento acontece durante dois finais de semana, nos dias 25 e 26 de maio e 1º e 2 de junho

O TIM Music Rio, maior festival gratuito de música do Brasil, está de volta às areias em pleno outono carioca. Em 2024, os shows acontecerão mais uma vez no Posto 4 da praia de Copacabana, durante dois fins de semana – nos dias nos dias 25 e 26 de maio e 1º e 2 de junho.

E, como não poderia ser diferente, o line-up aposta na escalação de artistas consagrados e novos nomes da música brasileira, com destaque para a diversidade de ritmos nacionais.

Sobem ao palco Djavan, IZA – embaixadora da marca TIM, Gloria Groove, Marina Sena, Baco Exu do Blues, Rael, Preta Gil e Thiago Pantaleão. E uma homenagem à sambista Beth Carvalho reunirá Diogo Nogueira, Marvvila e Roberta Sá.

“O TIM Music Rio representa nosso compromisso de levar música de qualidade para todas as pessoas. Só uma marca como a TIM – que tem essa conexão tão forte com a música e valores como coragem, liberdade e respeito – poderia realizar um festival tão grandioso, diverso e 100% gratuito para o público.

A nossa plataforma de música também é uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos consumidores e destacar nossa tecnologia e conectividade que potencializam a experiência em grandes eventos”, explica Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM.

Para Rafaello Ramundo, sócio diretor da Novo Traço e diretor artístico do evento, o desafio é sempre proporcionar uma experiência inesquecível para as pessoas: “Vamos ocupar mais uma vez as areias de Copacabana com um evento cuja marca principal é a diversidade.

Escalamos artistas dos mais diferentes ritmos, passando pela MPB, o pop, o rap, entre outros, para garantir entretenimento para todos os públicos, e, assim, promover um grande encontro de gerações.

Para coroar esse grande momento, teremos um grande show de Djavan e uma homenagem mais do que merecida a ‘Madrinha’ e inspiração de vários sambistas consagrados, Beth Carvalho.

Tudo com o máximo de qualidade que o entretenimento deve ter, com total segurança e organização”.

Em suas duas primeiras edições, grandes nomes da música brasileira passaram pelo palco do TIM Music Rio, reunindo mais de meio milhão de pessoas em Copacabana.

No primeiro ano, em 2022, o evento apresentou aos cariocas uma programação de shows cheios de potência e diversidade com nomes como Seu Jorge, Luiza Sonza, Xamã e Criolo.

Em sua segunda edição, no ano passado, trouxe a estrela Caetano Veloso que fez uma apresentação histórica, além de Daniela Mercury, Matuê, Liniker, BaianaSystem e Pretinho da Serrinha com Jorge Aragão.

O TIM Music Rio é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Os shows contam com toda a infraestrutura e suporte necessários dos órgãos públicos e acontecem sempre entre 16h e 20h.

TIM e a música: conexão que inspira

A TIM sempre foi reconhecida como forte incentivadora de projetos musicais no Brasil, com histórico de realização de ações proprietárias e patrocínios nacionais e regionais.

Foi ainda a primeira operadora a incluir streaming de música em suas ofertas, popularizando o acesso em linha com os novos hábitos de consumo dos brasileiros.

A companhia começou o ano de 2024 com um estande de destaque no Festival de Verão Salvador, quando foi a marca com mais menções positivas nas redes sociais durante o evento.

No Rio de Janeiro, além do TIM Music Rio, a empresa tem o naming right do TIM Music Noites Cariocas pelo terceiro ano seguido e já se prepara para, novamente, marcar presença em mais uma edição do Rock in Rio. Em 2022, foi a segunda marca mais comentada durante o festival, com 85 mil menções nas mídias sociais.

Imagem de divulgação do TIM Music Rio

Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais.

Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização.

Além do TIM Music Rio, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts e o Festival Natal Equatorial.

SERVIÇO

Datas: 25 e 26 de maio, e 1º e 2 de Junho

Local: Praia de Copacabana, Posto 4, RJ

Abertura: 16h

Encerramento: 20h

Gratuito

Programação:

25/05/2024 – Marina Senna/ Baco Exu do Blues
26/05/2024 – Show em homenagem a Beth Carvalho com Diogo Nogueira, Marvvila, Roberta Sá / Gloria Groove
01/02/06 – Preta Gil convida Thiago Pantaleão / IZA
02/06/2024 – Rael/ Djavan

Para mais informações:

Ana Paula Nunes – anapaula.nunes@atomicalab.com.br -(21) 98192-5757

Claudia Rodrigues- claudia.rodrigues@atomicalab.com.br (21) 99221-2234

Vem com a gente Facebook @AtomicaLab Instagram @lab_atomica

Voltar

Facebook