junho 25, 2024
Darwinismo morto
Divertidamente
O ‘São João’ de minha infância
Curso de Teatro Pandora
Museu da Língua Portuguesa
Rosas desérticas
Convidada
Últimas Notícias
Darwinismo morto Divertidamente O ‘São João’ de minha infância Curso de Teatro Pandora Museu da Língua Portuguesa Rosas desérticas Convidada

Em busca de circular no nosso quintal

Print Friendly, PDF & Email

Artista circense de Sorocaba circula com projeto cultural pelo interior paulista

Em busca de. Foto Jederson
Em busca de. Foto Jederson

Com oficinas de circo e espetáculo aberto ao público, o projeto passa pelas 10 cidades interioranas com os menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado

Com o objetivo de levar a arte circense de rua para cidades do interior de São Paulo, o Duo Caponata está em circulação, com o projeto “Em busca de circular no nosso quintal”, oferecendo uma oficina de palhaçada e uma apresentação do espetáculo de circo-teatro de rua “Em busca de?“, totalmente aberto ao público. 

Faz parte deste novo projeto, o artista sorocabano Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas). Após mais de 10 anos atuando com o grupo Nativos Terra Rasgada e em projetos de relevância para a cidade, como Aclowndemia Sorocaba, o ator e produtor embarca em uma nova fase, ao lado da artista Bianca Fina (palhaça Pomodora Bamboleta), residente de São Paulo (capital).

Ao viajar por 12 estados brasileiros, partindo de Sorocaba, em um Ford Ka, dormir em barraca, carro, alojamentos ou casas de conhecidos locais, e fazer mais de 50 apresentações de maneira totalmente independente, em 2023, com o projeto “Em busca de?”, a dupla teve a oportunidade de vivenciar experiências com diferentes culturas, principalmente em cidades menores. 

Foi então que o Duo Caponata entendeu a necessidade de levar o projeto para municípios com pouco acesso à arte e diversidade, e decidiu se inscrever para o edital de circulação do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) 2023. Para escolher as 10 cidades do interior paulista, Samir e Bianca analisaram o Índice de Desenvolvimento Humano do estado de São Paulo e selecionaram as cidades que apresentaram o menor índice: Natividade da Serra, Balbinos, Canitar, Barra do Turvo, Ribeirão Branco, Serra Azul, Altair, São José de Bela Vista, Guzolandia e Marabá Paulista.

“Queremos levar nosso trabalho para somar com a cultura local dessas regiões afastadas de capitais e metrópoles, pois sabemos que todos os lugares possuem suas culturas e tradições, e poder conhecê-las ao mesmo tempo que compartilhamos nossa arte, é o que nos motiva e nos faz continuar aprendendo dia após dia”, relata o produtor Samir Jaime.

O espetáculo “Em busca de?” que faz parte da circulação do projeto, utiliza técnicas de malabares, bambolê e magia cômica, apresentando uma pesquisa baseada no palhaço em sua essência, ou seja, faz um jogo de cena direto com o espectador, onde o público participa ativamente do trabalho, conduzido pela inocência e lógica inversa do personagem.

De acordo com a atriz do projeto, Bianca Fina, dentro da arte circense, o palhaço é o mais próximo do espectador, isso porque acontece uma identificação com as vivências do dia a dia e a partir disso, é possível criar uma liberdade maior entre artista e público, fatores que impactam na receptividade do espetáculo. 

“Sempre buscamos o fazer artístico democraticamente, por isso escolhemos a rua como palco, pois entendemos que é um lugar de maior democratização artística, ou seja, não restringe público, idade ou classe social”, completa Bianca. 

E com o intuito de fomentar ainda mais a linguagem do circo, além do espetáculo, o duo também ministra uma oficina de circo e palhaçada gratuita para artistas e não artistas, aberta a todas as idades. Vale destacar que todas as atividades contam com intérprete de Libras. 

O projeto “Em busca de circular no nosso quintal” foi contemplado pelo edital de circulação do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) 2023.

Cronograma de apresentações:

  • selecionada05/05 – Natividade da Serra
  • selecionada10/05 – Canitar
  • selecionada11/05 – Balbinos
  • selecionada18/05 – Barra do Turvo
  • selecionada19/05 – Ribeirão Branco
  • não selecionada31/05 – Serra Azul
  • não selecionada01/06 – Altair
  • não selecionada02/06 – São José da Bela Vista
  • não selecionada29/06 – Guzolandia
  • não selecionada30/06 – Marabá Paulista
  • Instagram do projeto: https://www.instagram.com/duocaponata

Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

One thought on “Em busca de circular no nosso quintal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo