julho 22, 2024
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos?
Canto do homem e dos pássaros
Soneto para Beethoven
Exposição de Artes Visuais
Monarquia constitucional
4° Concurso Literário da FLAUS 2024
Ensaio sobre o banho
Últimas Notícias
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos? Canto do homem e dos pássaros Soneto para Beethoven Exposição de Artes Visuais Monarquia constitucional 4° Concurso Literário da FLAUS 2024 Ensaio sobre o banho

Incompatível com a Vida

Print Friendly, PDF & Email

Cartaz do filme 'Incompatível com a Vida' - Cineclube de Itu
Cartaz do filme ‘Incompatível com a Vida’ – Cineclube de Itu

‘Incompatível com a Vida’. Próximo filme que será exibido pelo Cineclube de Itu. Um filme sensível e polêmico da consagrada cineasta Eliza Capai

O Cineclube de Itu selecionou para sua próxima exibição um filme, extremamente sensível e polêmico, dirigido por Eliza Capai.

A exibição gratuita acontecerá no dia 21 deste mês, uma sexta-feira,  às 20h00 no Confrades Bar que fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47 – Itu/centro.     

Sobre o filme:
O filme de teor autobiográfico, relata a experiência de Eliza quando começou a filmar sua própria gravidez, na época a ideia era filmar cenas do cotidiano de sua experiência da maternidade junto com seu companheiro.

Foto de João Pina
Foto de João Pina

A direção inicial do filme toma outro rumo, quando na 14. semana, recebe o diagnóstico de uma má formação fetal, tornando o bebê incompatível com a vida, sendo aconselhada pelos médicos a interromper a gravidez. Isto foi legalmente possível porque Eliza morava em Portugal, onde a lei sobre o aborto foi descriminalizada em 2007.

Para enfrentar sua dor, Eliza passa a conversar e filmar outras mulheres que passaram por situações semelhantes.

O filme questiona a problemática das políticas públicas relacionada a interrupção legalizada da gravidez e as lacunas no preparo dos profissionais de saúde para lidar com casos assim.

Passando pelos diversos conflitos das mulheres que enfrentam esta situação e, as implicações dos variados pontos de vista, nos levando a refletir profundamente sobre percepções da vida, morte e direitos.

Frame do filme 'Incompatível com a Vida'. Foto divulgação
Frame de ‘Incompatível com a Vida 2023. Imagem divulgação saite

Premiação:

O filme lançado em 2023 foi escolhido como vencedor da Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens no festival de cinema “É tudo verdade”.

Segundo a opinião do júri  – “Pela coragem de mergulhar de maneira pessoal e poética num tema delicado e urgente, trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre os direitos reprodutivos no Brasil.”

A diretora Eliza Capai. Foto divulgação
A diretora Eliza Capai. Foto divulgação

Sobre a diretora Eliza Capai

Eliza, documentarista de carreira consolidada e respeitada, fez filmes de diferentes abordagens, sempre voltados para questões sociais e de gêneros.

O seu filme “Tão Longe é Aqui” percorre diversos países do continente Africano contando a história das mulheres que habitam este lugares tão diferentes de nossa realidade.

Entre outros vale destacar também o documentário “Espero tua (re)volta” marcado pela mobilização política dos estudantes do ensino médio.

Estes dois documentários, “Tão Longe é Aqui” e “Espero tua (re)volta”, já passaram pelas telas do Cineclube de Itu.

Sobre o evento:

O evento é uma contrapartida do projeto contemplado pela Lei de fomento ao setor audiovisual de apoio a cineclubes, através do edital 08/2023 – chamamento público 182/2023 promovido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu subsidiado pela Secretaria de Cultura do Estado de SP.

Nota da prefeitura:

A Prefeitura da Estância Turística de Itu esclarece que, esta é uma obra independente, resultante do processo de seleção do Edital n. 182/2023, nos termos da Lei Complementar n. 195/2022 (Paulo Gustavo), do Decreto Federal n. 11.525/2023 (Paulo Gustavo) e do Decreto Federal (Fomento Cultural) n. 11.453/2023. Portanto, o conteúdo, opiniões emitidas e expressas nesta obra audiovisual são de exclusiva responsabilidade dos autores e não representam o poder público municipal.

SERVIÇO:

Exibição do Cineclube de Itu

Filme:      Incompatível com a Vida

Data:       21 de junho (sexta)

Horário:   20h00

Faixa etária recomendada: Acima de 14 anos

Duração: 92 minutos

Local:  Confrades Bar

End.: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47 – Itu/centro     


Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo