A competição de curtas-metragens homenageia pela primeira vez este gênero tão expressivo na obra de Amácio Mazzaropi
O 2º Festival Mazzaropi de curtas-metragens, que acontece entre os dias 9 e 12 de abril, no Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP), terá como destaque a inédita categoria ‘Humor’. A mostra competitiva, que faz parte da 27ª Semana Mazzaropi, homenageia os 108 anos do nascimento do cineasta, produtor, diretor e ator Amácio Mazzaropi, um especialista no gênero.
Por meio de roteiros pastelões, criação de bordões e crítica política e social, o artista explorou o humor com maestria em várias produções no cinema, televisão, rádio e teatro. Entre elas, estão os clássicos ‘Jecão, um Fofoqueiro no Céu’, ‘Chico Fumaça’ e ‘Jeca Tatu’.
Além da nova categoria, o trófeu Mazzaropi premia também ‘Melhor Ator’, ‘Melhor Atriz’, ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Filme’. As inscrições vão até o próximo dia 10 de fevereiro. Pelo regulamento, os curtas devem ter até 15 minutos de duração, não podem ter sido exibidos publicamente ainda e devem ter sido filmados há, no máximo, dois anos, entre outras regras. Os finalistas serão divulgados até 26 de março e os vencedores reconhecidos durante o evento, que tem entrada gratuita, em abril.
Com o objetivo de reconhecer o cinema nacional, o festival acontece no mesmo endereço onde ficavam os estúdios da PAM Filmes, a produtora de Mazzaropi, em meados dos anos 1970, e onde hoje é o Museu Mazzaropi. O acervo reúne mais de 20.000 peças da vida e carreira um dos maiores humoristas brasileiros.
Mais informações sobre o Festival podem ser encontradas no site https://festival.museumazzaropi.org.br/. Já sobre o Museu Mazzaropi no telefone (12) 3634.3445 ou site www.museumazzaropi.org.br
AD Comunicação & Marketing
(11) 3862.5745
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

