julho 13, 2024
Suspiro de saudade
Por aonde andei?
Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação
Academia Itapetiningana de Letras celebra 21 anos de história
Prêmio Caminhos da Literatura 
Valsa dedilhada
Neblina nas montanhas
Últimas Notícias
Suspiro de saudade Por aonde andei? Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação Academia Itapetiningana de Letras celebra 21 anos de história Prêmio Caminhos da Literatura  Valsa dedilhada Neblina nas montanhas

Walmor Corrêa

Print Friendly, PDF & Email

Litoral catarinense ganha espaço dedicado à arte com projeto inaugural de Walmor Corrêa aberta ao público. Inédito na região, os corredores do mall vão se transformar em um espaço dedicado à arte com a inauguração do Espaço Cultural BravaMall

Divulgação
O artista plástico Walmor Corrêa e a diretora executiva do BravaMall, Miriam Almeida

A partir do dia 21 de junho, um dos mais renomados artistas plásticos contemporâneos do país, com obras baseadas em pesquisas científicas e crenças populares brasileiras, trará ao BravaMall, na Praia Brava em Itajaí, sua primeira obra que integra ‘personagens’ da  fauna e flora brasileira com a força das palavras e da comunicação.

FOTOS PARA DOWNLOAD Link: https://drive.google.com/drive/folders/1lTYlZHI0Lss7ffPnOZAAHyPOb8_-0X8r 
Créditos: Divulgação/BravaMall

Azulejos ao estilo português, que lembram a colonização catarinense, servirão de tela para estampar o mais novo projeto contemporâneo do renomado artista plástico Walmor Corrêa. Pássaros comumente encontrados na região sul chamaram a atenção do artista pela “força motivadora” de seus nomes.

“Quero-quero” e “Beija-Flor” ganharão vozes, personalidades e histórias, cada um com identidade própria. É o caso do ‘Quero-quero vinho’, o famoso, segundo o artista. “A obra foi criada para ilustrar o rótulo do novo champagne de um dos mais famosos enólogos do mundo, Pierre Lurton, a convite dele, que dirige o Cheval Blanc, de Saint Emilion, e o Château D’Yquem, os dois em Bordeaux, na França. Este pássaro tem o bico em forma de saca-rolhas”, afirma o artista. Além desse, outros vários “personagens da fauna” irão compor um dos painéis com jogos de palavras que estimulam a imaginação dos visitantes.

Divulgação/BravaMall
'Quero-Quero, mas me enrolo' do artista plástico Walmor Corrêa
Divulgação/BravaMall
‘Quero-Quero, mas me enrolo’ do artista plástico Walmor Corrêa

Na arte, curioso é ver a conexão dos pássaros com as palavras e, especialmente, com o nome ‘Quero-quero’. Segundo o artista, as palavras despertam este projeto. “O nome Quero-quero é forte e traz a beleza da repetição e toda a sua energia. Cada pássaro tem sua definição. Trago na arte os bicos dos pássaros em formatos inusitados. São bicos que criam relações e transmitem afeto”, conta. 

‘Quero-quero, mas me enrolo’ com o bico ao redor do seu corpo, e ‘a flor do bico do beija-flor’, com o bico do pássaro em forma de uma flor desabrochada também serão mais algumas das atrações do projeto. 

Além disso, em outro painel, na entrada do mall, a arte da azulejaria portuguesa estampará outros 65 desenhos ligados à obra. Um banco em frente ao painel, também coberto por azulejos, será palco para apreciar a paisagem contemporânea. 

O projeto inaugural do artista será apresentado ao público a partir do dia 21 de junho e vai marcar a inauguração do Espaço Cultural BravaMall que terá constantes obras temporárias e de forma gratuita. 

Para Miriam Almeida, diretora executiva do BravaMall, o Espaço Cultural trará ao Estado uma atração cultural acessível e em valorização aos talentos locais, nacionais e internacionais. “É importante fortalecer a cultura. Há tantos artistas, pintores, músicos, dançarinos, desenhistas talentosos no nosso país e que têm poucas oportunidades de exporem seus trabalhos no Brasil. Queremos potencializar essas ideias, mostrar às pessoas que vem ao BravaMall que a cultura e a arte brasileira são ricas em diferentes aspectos. Seja uma coreografia, um livro, uma pintura, um bordado, tudo merece ser contemplado por aqueles que enxergam a beleza e a veracidade singular destes projetos”, afirma Miriam.

O artista brasileiro Walmor Corrêa é natural de Florianópolis, conhecido mundialmente pelas suas obras disruptivas, que mesclam o humano, a natureza com magia e folclore, como é caso de obra Etnografia Cultural da Flora Mágica Brasileira na Cidade Matarazzo, em São Paulo, e da obra da sereia ‘Ondina’ conhecida em vários cantos do planeta. Suas obras são desenvolvidas com base em pesquisas, viagens, leituras e ciência.

Sobre o BravaMall

Entregue em 2019, o BravaMall é um ambiente que traz o estilo de vida da famosa praia catarinense, a Brava, descolado e ao mesmo tempo sofisticado, com produtos e serviços de alto padrão incluindo gastronomia, eventos, moda e serviços. A área comercial conta com espaços que têm como enfoque o lar, beleza e bem-estar, moda feminina e infantil, literatura, supermercado, área pet, e também reúne renomadas grifes de luxo, além de área gastronômica com pratos autorais e restaurantes de alta gastronomia. O BravaMall é assinado pela PROCAVE Investimentos e Incorporações.

Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

2 thoughts on “Walmor Corrêa

  1. O nosso Conde Sérgio Diniz da Costa ,traz conteúdos maravilhosos.
    Este respira literatura, ciência,letras e artes.
    Vocétem toda a minha admiração.
    Sergíssimo( como eu o chamo) Santa Catarina merece isto.
    Parabéns pelas iniciativas que tornaram possível este espaço. O saber é eterno.
    Congratulações!

    1. Gratíssimo por suas palavras, Sandríssima! O Jornal ROL merece todo o nosso empenho para que outros 30 anos se perpetuem na memória de seus leitores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo