Palestra “O meu filho está no sexto ano. E agora?!”, faz parte de um projeto desenvolvido pelos educadores da EMEF Coronel Esmédio

No próximo sábado, dia 8 de fevereiro, das 9h às 10h30, a EMEF Coronel Esmédio, em Porto Feliz (SP), receberá a palestra “O meu filho está no sexto ano. E agora?!”, direcionada à comunidade escolar, especialmente aos pais e responsáveis de alunos ingressantes no 6º ano. O evento será ministrado pela Coordenadora Pedagógica, professora Elizabety Batoni Bragagnolo, e pela advogada Dra. Elizete Scatigna.
A palestra faz parte de um projeto desenvolvido pelos educadores da EMEF Coronel Esmédio, visando auxiliar a comunidade a compreender os desafios e estratégias para uma adaptação pedagógica eficaz no início do sexto ano. O projeto considera as diferenças individuais dos alunos, as demandas curriculares e o contexto de inclusão.
“A proposta é colaborar com os pais e responsáveis, oferecendo orientações sobre como apoiar os estudantes nessa fase de transição, promovendo uma adaptação mais tranquila e eficiente”, explicou o diretor da escola, professor Daniel Piasentin.
Durante o evento, serão abordados temas como a Justiça Restaurativa e a adaptação ao 6º ano, incluindo procedimentos e o papel dos pais no acompanhamento e na construção da autonomia dos adolescentes.
A palestra é aberta a toda a comunidade escolar e gratuita. Não é necessário realizar inscrição prévia. A EMEF. Cel Esmédio está localizada na rua Adhemar de Barros, 118, centro.
- No quadro do ROL, as letras argentinas de Orlando Valdez! - 20 de junho de 2025
- Estudantes da EMEF. Coronel Esmédio visitam a FLONA de Ipanema - 20 de junho de 2025
- Além da Vida, Viver - 14 de junho de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.