Passeio Cultural apresentará lugares de memória de Porto Feliz

No dia 28 de junho, sábado, a EMEF. Coronel Esmédio, num projeto que vem sendo realizado desde o início do ano, promoverá um passeio por lugares de memória da região central de Porto Feliz. O evento contará com a monitoria do professor Carlos Carvalho Cavalheiro, historiador e professor de História na Unidade escolar.
Visando salientar as histórias e reavivar as memórias dos lugares, Carlos Cavalheiro guiará o passeio que começará na Praça Dr. José Sacramento e Silva e passará por uma visita ao interior da Igreja Matriz, ao Parque das Monções e Largo da Penha. A iniciativa procura, ainda, despertar o interesse pelo patrimônio histórico da cidade por meio da Educação Patrimonial.
Carlos Carvalho Cavalheiro pesquisa a História de Porto Feliz desde 2006, quando assumiu o cargo de professor da rede municipal por concurso público. Tem colaborado com a imprensa local, sobretudo com a Tribuna das Monções, na qual publica semanalmente a sua coluna com textos variados, muitos dos quais sobre a História e a Memória local. Em 2016 publicou o livro “O negro em Porto Feliz”, coletânea de diversos artigos publicados na imprensa salientando a participação da população negra na construção da História da cidade.
O livro revelou aspectos até então desconhecidos e que ultrapassavam os fatos relacionados somente com a escravidão, como o fato de muitos maestros e músicos porto-felicenses serem afrodescendentes.
O professor Carlos Cavalheiro já realizou passeios assim em diversas oportunidades, sobretudo para os estudantes da Escola Coronel Esmédio. Desta vez, o evento é aberto ao público, de maneira gratuita, mas com vagas limitadas.
Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo WhatsApp
O passeio começa com a concentração na Praça às 9h da manhã.
- A noite parece não ter fim… - 7 de novembro de 2025
- Sob o cheiro do sabão e da terra - 7 de novembro de 2025
- Exposição Mundo Heroico - 7 de novembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.

