O professor, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, um dos nomes mais atuantes da cultura sorocabana, foi agraciado com o Prêmio Cultivista de Sorocaba – Vozes que Inspiram


O professor, historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, um dos nomes mais atuantes da cultura sorocabana, foi agraciado com o Prêmio Cultivista de Sorocaba – Vozes que Inspiram, concedido pelo Movimento Cultivista Café com Poemas, entidade que há 12 anos promove a arte, a literatura e a cultura local.
Com uma produção intelectual que ultrapassa 30 publicações, Cavalheiro se destaca por dar voz às histórias invisibilizadas: biografias de mulheres do passado, memórias do operariado, histórias dos negros em Porto Feliz, folclore, e o registro de comunidades pouco retratadas na historiografia tradicional. Reside em Sorocaba, onde além de pesquisar, também leciona História na rede pública de Porto Feliz.
Entre suas obras mais lembradas estão ‘A Greve de 1917 e as eleições municipais de 1947 em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Memória Operária’, ‘Sorocaba Lusitana’, ‘Entre o Sereno e os Teares’, e ‘O Legado de Pandora’. Já foi premiado diversas vezes no Prêmio Anual Sorocaba de Literatura, sendo um dos autores mais reconhecidos nesse certame.
O Movimento Cultivista, coordenado localmente por Priscila Mancussi, busca unir escritores, poesias, pesquisa e difusão cultural, oferecendo prêmios, coletâneas literárias e espaço de expressão para autores independentes. O Prêmio Cultivista – Vozes que Inspiram valoriza aqueles cujas trajetórias deixam marca expressiva na sociedade por meio da arte, da história ou da cultura comunitária.
A cerimônia de entrega do prêmio incluirá homenagem formal, publicação de trecho biográfico e bibliografia em edição especial do Revista Café com Poemas, como forma de divulgar ainda mais o trabalho de Carlos Cavalheiro à comunidade.
- O atalho do amor - 11 de novembro de 2025
- A noite parece não ter fim… - 7 de novembro de 2025
- Sob o cheiro do sabão e da terra - 7 de novembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.

