Após brilhar no Globo de Ouro de 2015, roteiro original de Birdman recebe principal premiação da indústria cinematográfica mundial
Diretor de cena da produtora latino-americana Rebolucion, Armando Bo recebeu o prêmio máximo da indústria cinematográfica mundial. O co-roteirista do filme “Birdman”, juntamente com o mexicano Alejandro Gonzales Iñárritu, o argentino Nicolás Giacobone e o norte-americano Alexandre Dinelaris Jr, ganhou neste domingo o Oscar de Melhor Roteiro Original. O longa também recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, com Alejandro Gonzales Iñárritu, e Melhor Fotografia, com Emmanuel Lubezki. A premiação anual acontece na cidade de Los Angeles, e os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros votantes da Academia de diversas nacionalidades.
A comédia de humor negro Birdman inova na forma que foi construída levando quase dois anos para a finalização do roteiro. O filme narra a história de um ator que ganhou projeção ao dar vida a um famoso super-herói no passado e que tenta agora emplacar um novo sucesso em sua carreira estrelando um musical na Broadway. A atuação surpreendente de Michael Keaton, na pele de Birdman, lhe rendeu a indicação para melhor ator do Oscar em 2015. Com nomes de peso, o elenco ainda tem as participações de Edward Norton, Emma Stone e Naomi Watts.
Este é o segundo trabalho de Armando Bo e Nicolás em parceria com Iñárritu. Eles também assinaram o roteiro do longa Biutiful (2010), que na ocasião recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator (Javier Barden) em 2011. “Foi um processo interessante descobrir o tipo de história que iríamos contar”, lembra Bo.
Elogiado pela crítica, o filme representa uma quebra no ciclo de produções dramáticas de Iñárritu, que ficou conhecido por tramas de grande intensidade como os longas “Amores Brutos”, “21 gramas”, “Babel” e “Biutiful”. Confira algumas imagens do filme aqui.
SOBRE A REBOLUCION
Criada em 2005 na cidade de Buenos Aires, a Rebolucion tem produzido alguns dos mais premiados e criativos comerciais dos últimos tempos. Somente em 2013, foi apontada como Produtora do Ano no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, sendo Armando Bo o Diretor de Cena do Ano, e ganhou dois Leões em Cannes, um de Prata e outro de Bronze, entre outros prêmios. Há mais de dez anos filmando no Brasil, a produtora abriu sua unidade em São Paulo em 2011, sob o comando do sócio e diretor executivo Ciro César Silva.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.