setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba faz concerto na Fundec neste sábado (24/06), às 20h, com o apoio do Time do Sangue

Evento marca o sucesso do lançamento do aplicativo que já teve mais de 1500 instalações.

 

Um aplicativo que ajuda a salvar pelo menos quatro vidas com apenas um clique. Assim é o Time do Sangue, que foi lançado no último dia 13 por uma startup sorocabana, com a finalidade de organizar o processo de doação de sangue, possibilitando que as pessoas possam ir ao hemocentro em um horário pré-agendado, evitando assim longas filas de espera para os doadores e baixos estoques para os hemonúcleos.

O projeto nasceu da necessidade das amigas Juliana Aguiar e Kellen Petreche que, por problemas de saúde, precisaram contar com a ajuda de estranhos para receber a doação de sangue.

Segundo Juliana, a adesão ao aplicativo está sendo muito boa. “Mais de 1500 pessoas já baixaram o aplicativo. Inicialmente, o projeto foi lançado em Sorocaba, mas até o final do ano o aplicativo deverá estar interligado a bancos de sangue, hemonúcleos e hemocentros de todo o país”, explica.

E, para marcar o lançamento do aplicativo, a FILA – Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, em parceria com o Time do Sangue, fará um concerto para cerca de 240 pessoas, na Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), no próximo sábado, 24/06, a partir das 20h.

De acordo com Denis Vieira, maestro da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba desde 2005, o público deve esperar por uma apresentação festiva. “Este concerto  realizado com o apoio do projeto Time do Sangue, tem uma característica semelhante a da nossa orquestra, que é de trabalhar com a comunidade, aproximando a plateia da orquestra. Nosso intuito é apresentar este aplicativo tão nobre dentro do espaço ao qual estamos inseridos, mostrando também ao público o quanto um concerto pode ser agradável. Teremos músicas temas de filme, peças do nosso repertório e sinfonias populares”, ressaltou o maestro da FILA, que foi constituída em 1996 e tem aproximadamente 60 músicos.

Como funciona o aplicativo

Por meio do aplicativo, os hemocentros abrem suas agendas e cadastram suas demandas aos doadores, que através da sua localização agendam suas doações. Ou seja, o Time do Sangue organiza e agiliza todo processo de doação com a rapidez necessária para salvar vidas.

“Praticidade é a palavra chave. Cada detalhe foi pensado para que o processo seja dinâmico e sem burocracia. Além de facilitar o acesso aos hemonúcleos, o aplicativo oferece uma série de vantagens ao doador, como por exemplo, carregar laudos de exames e documentos pessoais em sua pasta no aplicativo, com toda a segurança e sigilo exigidos”, explica Kellen Petreche, sócia e uma das idealizadoras do projeto.

Após preencher um cadastro pelo celular, o doador passa a fazer parte de uma rede unificada de doadores que estará apto a fazer parte de campanhas de doação em todo o país, uma vez que os bancos de sangue cadastrados podem localizar os doadores mais próximos através de geolocalização.

O aplicativo pode ser baixado através do Play Store ou pelo APP Store (para quem possui sistema Apple o APP estará disponível a partir de 25 de junho) e não ocupa muito espaço da memória do celular, uma vez que se conecta com a rede de forma remota.

 A realidade brasileira

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que entre 3% e 5% da população de um país seja doadora de sangue. No entanto, a realidade brasileira é bem diferente disso. Somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos é doadora sangue.

Além disso, em cada dez doadores apenas seis doam com frequência. Os outros são considerados doadores de reposição, ou seja, aqueles que vão até ao hemonucleo somente quando são feitas campanhas ou em situações em que um amigo ou um parente necessita de sangue.

“O Time do Sangue visa estimular a doação de forma regular, voluntária e solidária. Uma bolsa de sangue pode salvar no mínimo quatro vidas, por isso as doações são fundamentais o ano inteiro”, destaca Kellen.

Para a médica hematologista e hemoterapeuta do Hemonúcleo de Sorocaba – COLSAN, Maria Goretti de Araújo Marques, o Time do Sangue é uma iniciativa que apesar de simples, irá facilitar muito tanto para o doador quanto para quem atende no banco de sangue.

“Estamos sempre precisando de doadores e com o Time do Sangue as pessoas poderão não só agendar a doação, como controlar os número de doações realizadas e receber alertas de que está na hora de fazer uma nova doação. Já os bancos de sangue poderão, entre outras funcionalidades, cadastrar as demandas de um determinado tipo sanguíneo e promover campanhas via aplicativo, com agilidade e sem nenhum custo”, comemora a médica.

Serviço

Apresentação da Orquestra Filarmônica com apoio do Time do Sangue

Data: 24 de junho, às 20h

Local: Fundec

Endereço:Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro- Sorocaba/SP

Informações: http://timedosangue.com.br/contato@timedosangue.com.br

 

Informações para a imprensa:

Vergili Press Office Comunicação Integrada

Sandra Vergili – sandra@vergilicomunicacao.com.br

(15) 3217.5470 / (15) 99773.8572

Carla Acquaviva – carla@vergilipressoffice.com.br

(15)3212-4004 / (15) 99760.4004

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo