O historiador e colunista do ROL, Carlos Carvalho Cavalheiro, realiza debates sobre a história da capoeira
O escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro promoverá debates e rodas de bate-papo sobre o seu mais recente livro “Notas para a História da Capoeira em Sorocaba”, lançado no último dia 10 de junho.
O escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro promoverá debates e rodas de bate-papo sobre o seu mais recente livro “Notas para a História da Capoeira em Sorocaba”, lançado no último dia 10 de junho.
A proposta faz parte da contrapartida oferecida pelo autor ao Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, PROAC, que patrocinou a publicação do livro por meio de projeto apresentado pela Editora Crearte.
O livro traz informações históricas sobre a capoeira na cidade de Sorocaba, especialmente no período de 1850 a 1930. Com isso, Cavalheiro lança novas luzes sobre as pesquisas históricas acerca dessa luta, demonstrando sua existência além dos lugares considerados tradicionais dessa manifestação cultural como a Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Na proposta apresentada pelo historiador e escritor, os debates serão realizados preferencialmente em Bibliotecas comunitárias, escolas de capoeira e coletivos ou ações culturais de comunidades. A ideia é levar o debate aos lugares que recebem menor atenção do Poder Público, bem como nas comunidades onde a capoeira é, de alguma forma, uma expressão cultural conhecida.
No dia 02 de julho o autor realizará o debate na Biblioteca Comunitária Kairós, localizada no Centro Esportivo do Jardim Maria Eugênia
Rua Dante Trevisan, 199, em Sorocaba.
No dia 07 de julho será a vez da Biblioteca Comunitária do Parque das Laranjeiras receber o evento, a partir das 18 horas. A Biblioteca está localizada na Rua: Michel Chicre Maluf, 450 – Parque das Laranjeiras, também em Sorocaba.
Em ambas apresentações, a entrada será gratuita. Na oportunidade, o autor fará a doação de exemplar do livro para as Bibliotecas.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024