O evento comemorativo ao centenário da Greve de 1917 e aos 80 anos da Luta Antifascista em Sorocaba encerrou-se no último sábado, dia 24 de junho, com a exibição dos filmes ‘Libertários’, ‘Chapeleiros’ e ‘Quem tem medo de Salvadora Lopes’.
O evento comemorativo ao centenário da Greve de 1917 e aos 80 anos da Luta Antifascista em Sorocaba encerrou-se no último sábado, dia 24 de junho, com a exibição dos filmes “Libertários”, “Chapeleiros” e “Quem tem medo de Salvadora Lopes”. Na ocasião foi realizado um debate com a presença de organizadores do evento, os professores Carlos Carvalho Cavalheiro, Breno Augusto de Oliveira Santos, Adalberto Coutinho de Araújo Neto, Flávia Aguilera e Júlio César Bataiote (Zorel).
A ideia da realização do evento, muito mais do que comemorar as efemérides, teve por objetivo promover a reflexão sobre as raízes históricas das lutas operárias e da luta antifascista, especialmente na atualidade em que as ameaças aos direitos dos trabalhadores e o avanço de organizações de extrema-direita têm se tornado evidente. O discurso contundente de que os trabalhadores devem abrir mão de seus direitos e também o crescimento da ação de grupos que defendem regimes autoritários e a perseguição a grupos sociais levou um grupo de historiadores de Sorocaba a promover o evento que contou com o apoio na organização da UFSCar (Campus Sorocaba), PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), Instituto Federal (IFSP), Grupo de Pesquisa TESE, Biblioteca Terra Livre de São Paulo, Centro de Cultura Social de São Paulo (CCS-SP) e Ação Antifascista de Sorocaba.
As atividades tiveram início na noite de sexta-feira, dia 23 de junho, no ETC da UFSCar, com a Mesa de debates com o tema “A greve de 1917 em Sorocaba”, com os debatedores Prof. Dr. Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, Prof. Ms. Carlos Carvalho Cavalheiro, Prof. Dr. Adalberto Araújo Coutinho Neto e Prof. Esp. Júlio César Bataiote. Na sequência foi realizada uma palestra sobre Educação Anarquista e Movimento Operário, proferida pelo Prof. Dr. Rodrigo Rosa da Silva.
No sábado pela manhã foi realizada nova mesa de debates, no Ateliê Im Previsto, com os mesmos debatedores, com o tema “A luta antifascista em Sorocaba: 80 anos”. Depois foi realizada a palestra com tema movimentos fascistas na conjuntura atual, proferida pelo Prof. Dr. Jeferson Rodrigues Barbosa.
À noite, no Ateliê Im Previsto, ocorreu o cine-debate que fechou a programação do evento.
Os organizadores pensam numa nova edição desse evento ainda este ano.
1) Os vídeos do evento GREVE GERAL DE 1917 E 80 ANOS DE LUTA ANTIFASCISTA EM SOROCABA encontram-se disponibilizados nos seguintes endereços eletrônicos:
* Greve Geral de 1917 em Sorocaba – 23/6/17; Mesa de debates com o Prof. Dr. Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, Prof. Dr. Adalberto Coutinho de Araújo Neto, Prof. Ms. Carlos Carvalho Cavalheiro e Prof. Esp. Júlio César Bataiote (Zorel):
– Parte I: https://www.youtube.com/watch?v=tvL8fOJXQME&feature=youtu.be
– Parte II: https://youtu.be/1Pyqdn_FxlU
– Parte III: https://youtu.be/LDyzDX57MNI
* Educação Anarquista – 23.6.17; Palestra “Educação Anarquista e movimento operário ontem e hoje”, com o Prof. Dr. Rodrigo Rosa da Silva (Prof. da Faculdade de Educação da USP e membro da Biblioteca Terra Livre):
– Parte I: https://youtu.be/PVugvADawM4
– Parte II: https://youtu.be/dgCeQtUsDvg
* 80 anos de luta antifascista em Sorocaba – 24/6/17; Mesa de debates com o Prof. Dr. Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, Prof. Dr. Adalberto Coutinho de Araújo Neto, Prof. Ms. Carlos Carvalho Cavalheiro e Prof. Esp. Júlio César Bataiote (Zorel):
– https://youtu.be/tQcuzuYALHw (até 1:25:30)
* Movimento sociais de perspectiva fascista na conjuntura atual – 24/6/17; Palestra com o Prof. Dr. Jeferson Rodrigues Barbosa (Ciência Política, UNESP):
– https://youtu.be/tQcuzuYALHw (de 1:25:30 até o final)
2) O site do evento realizado é o seguinte: https://centenariodagreve.wixsite.com/centenariodagreve
Abaixo, algumas fotos do evento:
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024