O filme ‘Paterson’ mostra poesia além do cotidiano banal
Uma das sensações do Festival de Cannes de 2016
O Cine Clube de Itapetininga exibe gratuitamente o filme PATERSON, de Jim Jarmusch no dia 16 de Julho próximo, domingo, com inicio exatamente às 17 horas.
Na cidade de Paterson, em Nova Jersey – EUA, Paterson (Adam Driver), um pacato motorista de ônibus local, vira um personagem conhecido por se destacar em uma arte diferente da condução de veículos: o rapaz é também um poeta.
O cinema de Jim Jarmusch pode carregar diversos adjetivos, mas de todos os elementos com os quais já trabalhou, é provável que o tempo e suas possíveis formas visuais sejam o mais eloquente, e o que cria ressonância em toda sua filmografia. Seus personagens carregam em suas ações a atmosfera singular do diretor, que foge dos lugares comuns para habitar um território aonde a situação aparentemente mais banal é percebida através de nuances e posições menos corriqueiras. Em Paterson, os dias parecem se repetir sem grandes contornos ou mudanças, mas ainda assim somos muitos, ainda mais em planos mais complexos do que aquele universo, e admitir essa multiplicidade, abraçar vontades e espaços, não é uma tarefa tão simples. Quando a jovem poeta (Sterling Jerins) constata alguma graça no motorista de ônibus que gosta de poesia, Paterson se depara com a dificuldade de entender que não há hierarquia entre esses dois habitantes do seu ser. (texto de Julie Nunes)
Não recomendado para menores de 12 anos. Evento gratuito.
A exibição é no CINE JANELAS, ao lado do Posto de Saúde Dr. Genefredo Monteiro, PRAÇA 09 DE JULHO, 518 CENTRO, com sorteio de livro entre os presentes e roda de conversa, mediada por Isadora Menk, coordenadora.
Mais informações com Angelo Lourival Ricchetti pelo fone 15 3272 7525, pelo celular 15 9 9171 7672 e e-mail aricchetti@yahoo.com
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.