Já estão disponíveis para leitura e votação popular as crônicas inscritas no 2.º Concurso de Crônicas do Museu do Ipiranga. O tema deste ano é ‘O QUE EU QUERO ENCONTRAR NO MUSEU DO IPIRANGA EM 2022’ O resultado será conhecido no dia 16 de outubro
Já estão disponíveis para leitura e votação popular as crônicas inscritas no 2º Concurso de Crônicas do Museu do Ipiranga. O tema deste ano é “O QUE EU QUERO ENCONTRAR NO MUSEU DO IPIRANGA EM 2022”. Este ano estão concorrendo 47 textos inscritos, de 8 estados brasileiros e 23 cidades diferentes.
As três crônicas escolhidas pela comissão e o vencedor do voto popular serão anunciados no site do Museu (mp.usp.br) no dia 16 de outubro de 2017.
O voto popular é feito por meio do formulário eletrônico no final desta página.
A lista das crônicas, por ordem de inscrição, é a seguinte:
1. Testemunhas da História
2. Uma História para ser vista e, sobretudo, aprendida
3. São Paulo: mais que uma terra da garoa
4. Um Museu para nossas águas
5. A juventudade na contramão da cultura
6. Os gabinetes de raridades versus a nanocultura em construção
7. A carta-farol
8. Mais uma história para suas paredes
9. O voto da vez
10. Elas, o museu e o tempo
11. Uma viagem galáxia
12. O Museu do Ipiranga e a iniludível indesejada das gentes
13. Algo a mais
14. Um sonho intenso
15. Pretinho básico para o Ipiranga
16. Uma visita ao museu para comemorar o bicentenário da Independência
17. Às margens da Independência
18. Um passado e um futuro
19. Uma nova história
20. 1922-2022
21. Viagem no tempo através do Museu Paulista
22. Os símbolos vivos de nossa Nação
23. O que eu quero encontrar no Museu do Ipiranga em 2022?
24. A importância de ser brasileiro
25. A segunda Independência
26. D. Pedro no Museu e os infortúnios da Independência
27. O sonho de um sonho
28. Casa da minha história
29. Uma História para se contar … e ter orgulho
30. Curiosidade Infalível
31. Espero encontrar minha infância no Museu do Ipiranga em 2022
32. Até breve meu querido Ipiranga
33. Passado e futuro
34. O Imperador paulista
35. Encontro marcado com o museu
36. Mudança
37. A realização de um sonho: conhecer o Museu Ipiranga
38. Visitando o Ipiranga eu viajo no tempo
39. Independência fora do Museu
40. O grilo da Independência
41. O que eu quero encontrar no Museu do Ipiranga em 2022
42. O acervo do Museu do Ipiranga
43. O que eu quero encontrar no Museu do Ipiranga em 2022
44. Cultura nordestina no Museu Ipiranga
45. A história verdadeira
46. Arte: expressão da Nação
47. O anexo secreto
- Quando o coração encontra o dedo - 22 de março de 2026
- As Magias da Sustentabilidade - 20 de março de 2026
- Da Romênia para o ROL, Cristina Rhea! - 20 de março de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura e Dr. h. c. mult. Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura .

