A ‘Oficina de Poesias’ revelou jovens sensíveis e comprometidos com o sentimento do belo, bem como uma visão madura do mundo
Alunos do ensino médio da Etec ‘Fernando Prestes’, de Sorocaba, concluíram a carga horária da ‘Oficina de Poesias’, idealizada e coordenada pela professora Renata Pellini Guimarães – que também é integrante do grupo Coesão Poética de Sorocaba -, Oficina que foi ministrada pelo grupo Coesão Poética, por meio de seu presidente, Gonçalves Viana e o confrade e professor de Português, Nicanor Pereira.
A atividade extracurricular contou com o total apoio do diretor da escola, Carlos Marcelo, e do prof. João da Paz, coordenador da Biblioteca no período da manhã e professor de Português e Espanhol da Etec FP .
A Oficina, ministrada gratuitamente, teve duração de 10 a 12 horas/aula, com 2 horas/aula semanais e os alunos tiveram a oportunidade de tomar conhecimento teórico e prática sobre a Poesia Ocidental, Poesia Oriental, poemas de forma fixa e conceitos sobre estrofes, versos, rimas e métricas, com exemplos poéticos.
A orientação da Oficina foi, essencialmente, para que os participantes construíssem poemas. Inicialmente, poemas monotróficos, isto é, poemas com uma única estrofe, caso dos haicais (estrofe com 3 versos) e trovas ou quadrinhas (estrofe com 4 versos)
À medida que os participantes foram familiarizando-se com as lides poéticas foram postos em prática poemas com uma ou mais estrofes e maior número de versos.
Foi distribuída uma apostila com o conteúdo do projeto para cada um dos participantes. E, após a conclusão da Oficina, foi confeccionado um livro-manual com os trabalhos realizados pelos participantes.
Segundo Gonçalves Viana e Nicanor Pereira, a Oficina atingiu plenamente seus objetivos, com trabalhos que revelaram, além da ‘veia poética’, uma visão madura do mundo, por parte dos alunos.
Participaram da Oficina os seguintes alunos: Ana Carolina Meiro, Caroline Batista dos Santos, Gabriela Lemes Cruz, Jeniffer Olivetti Klarosk, José Henrique Freitas dos Santos, Lorena Bonora, Maria Luiza Mendes, Maria Mello, Marina de Mello Oliveira, Samantha Teresa Santos e Tatuane Teixeira Barreto.
No dia 28 de novembro, a Oficina foi encerrada, com a premiação dos três primeiros classificados, bem como um Destaque e a declamação dos poemas, por parte do alunos que participaram da Oficina e dos membros do Coesão Poética.
O diretor Carlos Marcelo participou do encerramento, destacando a importância da Oficina para a escola e, em especial, para os alunos, e agradeceu ao Coesão Poética pela parceria, a qual, segundo ele, será sempre bem recebida nos próximos anos.
Também participaram do encerramento o professor João da Paz, a professora de Geografia Márcia Luna Germano -, a qual, inclusive, declamou um poema de Camões – e a professora de Artes Dinamene Neves, Coordenadora do Ensino Médio.
Abaixo, os momentos de emoção do encerramento da Oficina:
O Diretor, Carlos Marcelo, ao lado de integrantes do Coesão Poética, destacando a importância da ‘Oficina de Poesias’
A entrega dos Certificados de Conclusão da Oficina
A premiação
1.º Lugar: Jeniffer Olivetti Klarosk
2.º Lugar: Caroline Batista dos Santos
Destaque: José Henrique de Freitas Santos
A declamação dos poemas, por parte dos alunos
A participação dos Coesos, no encerramento
A declamação da profª Márcia Luna Germano
Os Coesos, com o prof. João da Paz no meio e, à esquerda, a profª Márcia L. Germano
Coesão Poética e os alunos participantes da Oficina
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,














