No transcrever da vida, há presentes ganhos que, às vezes, têm o poder de trazer a quem os recebe um verdadeiro ‘salto quântico existencial’, ou, especificamente, no caso da escritora e poetisa sorocabana Carina Cardoso, um salto quântico literário
No transcrever da vida, há presentes ganhos que, às vezes, têm o poder de trazer a quem os recebe um verdadeiro ‘salto quântico existencial’, ou, especificamente, no caso da escritora e poetisa sorocabana Carina Cardoso, membro do grupo Coesão Poética de Sorocaba, um salto quântico literário.
Foi o que ocorreu com um presente recebido de seu marido, em meados dos anos 2000. Sabendo do amor dela por História, a presenteou com o livro Ramsés, o filho da luz, do escritor e egiptólogo francês Christian Jacq.
O livro fazia parte de uma coleção de 5 volumes, e, caso ela gostasse da obra, a presentearia com o demais da coleção.
Foi nesse momento em que a escritora sentiu-se ‘ fisgada’ pelo Antigo Egito, e, com o tempo, foi lendo vários livros sobre o assunto, do mesmo autor, outros sobre Cleópatra, Alexandre, O Grande, Júlio César, (sim, não é possível falar em Egito sem citar Roma e Grécia, afirma a autora).
Carina lia e assistia a tudo o que podia sobre o assunto e, eis que, em uma bela tarde de sol, seu marido sugeriu-lhe um desafio: “Por que você não escreve sobre o assunto? Leu tanto, resuma em um livro pequeno, com curiosidades, ou o que você achar interessante colocar”.
E o desafio foi aceito! Por ser muito meticulosa, mas, ao mesmo tempo pensando em produzir uma obra didática, prática, começou a escrevê-lo ‘homeopaticamente’, lentamente, procurando torná-lo uma obra facilmente assimilável, em particular para seu público específico: os iniciantes na história egípcia.
O livro demandou muito tempo para ser terminado. E, também, para ser lançado. Mas, houve um momento em que parece que todos os deuses egípcios se reuniram e, em ‘Assembleia Geral Extraordinária’, decidiram que, de uma forma simples, resumida e didática, sua história teria que ser contada imediatamente àqueles que desejassem se iniciar em seus mistérios e curiosidades.
Nasceu, desta forma: ‘O Egito para iniciantes – O Egito escrito de forma descomplicada’, que é uma viagem pelos principais templos egípcios: , Gizé, Saqquara, Abidos, Luxor, Karnak. Nele, a autora conta a história das principais pirâmides, fala da magia e a importância dela para a manutenção da ordem na sociedade egípcia. Discorre, também, sobre grandes personagens: Ramses, Akenaton, Tutankamon, Cleópatra, Nefretari, Nefertiti, entre outros de grande importância. E termina a obra, contando lendas que faziam parte da vida dos egípcios, pois, para eles, o mito era uma realidade, com deuses furiosos que se vingavam, a curiosidade de Isis e… muito mais!
Portanto, caro leitor, faça suas malas e boa viagem!
Para quem quiser adquirir a obra, poderá fazê-lo pelo Clube dos Autores (https://clubedeautores.com.br/book/249563–O_Egito_para_Iniciantes#.Wn8qY53waM8), ou diretamente com a autora, in box pelo Facebook (Carina Cardoso)
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

