“José Joaquim de Andrade Filho é o nome de registro dele, sendo mais conhecido como ‘Mestre Zé Baiano’, nascido em Paripiranga (BA).”
Matérias já publicadas sobre a série ‘As várias faces da Capoeira’:
(http://www.jornalrol.com.br/luta-danca-ginga-toque-e-floreios-as-varias-faces-da-capoeira-1a-parte-origem-da-capoeira/)
(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-2a-parte-luta-musica-cancoes-toques-ginga-e-floreios/)
(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-besouro-manganga/)
(www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-cobrinha-verde/)
(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-bimba/)
(http://www.jornalrol.com.br/as-varias-faces-da-capoeira-3a-parte-os-grandes-mestres-da-capoeira-mestre-gato-preto/)
José Joaquim de Andrade Filho é o nome de registro dele, sendo mais conhecido como ‘Mestre Zé Baiano’, nascido em Paripiranga (BA).
Hoje, aos 61 anos, onde, por aproximadamente 45 anos, leciona Capoeira Angola na própria casa, na cidade de Caraguatatuba (SP).
Durante essa trajetória, a Capoeira Angola possibilitou-lhe formar, sob os olhos de Mestre Gato Preto, seis alunos, dando-lhes o merecido título de professor, dos quais quatro deles estão com ele e fazem parte dessa grande escola que é a ‘Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi’.

No início da década de 80, conheceu Mestre Gato Preto (José Gabriel Goés, apelidado de ‘Berimbau de Ouro de Santo Amaro’) , responsável pelo seu aperfeiçoamento, em ritmo de jogo, musicalidade, formação de bateria e fundamentos da Capoeira Angola.
Os ensinamentos que Mestre Zé Baiano oferece aos professores e alunos são reflexos de anos de trabalho sob supervisão e orientação de Mestre Gato Preto, a quem se diz eternamente grato.
A história de Mestre Zé Baiano
Nascido em Paripiranga, aos 08 de janeiro de 1947, quando criança brincava de pernada na Capoeira. Em 1965 , mudou-se para São Paulo e, lá, teve contato com a Capoeira em 1972. Em 1984, conheceu o saudoso Mestre Gato Preto,com o qual aperfeiçoou os conhecimentos na Capoeira Angola e tudo que a envolve: ritmo de canto, Jogo, Formação de bateria, Convivência Social e Fundamentos da Capeira Angola.
(Fonte: Site Rei Zumbi)
Fonte de pesquisa: Congo de Ouro – Capoeira e percussão Romário Itacaré. Disponível em:<http://www.congodeouro.com.br/conheca-o-mestre-ze-baiano/ >. Acesso em: 25 mai. 2017)
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

