Promoção da Associação dos Ex-Atiradores do Tiro de Guerra
A Associação dos Ex-Atiradores do Tiro de Guerra de Itapetininga (AEATGI), em parceria com o Tiro de Guerra 02-076, Secretaria da Cultura e Turismo e o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, realizam a partir deste sábado (1º), a “I Exposição Heróis Itapetininganos da Força Expedicionária Brasileira”.
A exposição presta homenagem aos pracinhas itapetininganos que pertenceram ao regimento de infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na II Guerra Mundial.
Segundo o livro ‘Diário de um Combatente’, publicado pelo veterano Victório Nalesso, Itapetininga participou dos esforços de guerra, tanto no litoral brasileiro, quanto nos vários escalões da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que seguiram para a Itália.
Dos 34 combatentes itapetininganos, dois faleceram em combate. Um ex-combatente não pertenceu a FEB, mas serviu junto às forças em operação de defesa do litoral brasileiro.
“Foi a guerra dos caipiras e caboclos, mas todos corajosos. A maioria vivia nas roças, longe das cidades que não eram tão grandes como hoje. Gente de todo interior de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul”, relembra Nalesso.
|
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.