novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Carlos Cavalheiro receberá troféu na abertura de Salão de Humor

image_pdfimage_print

O evento ocorrerá no próximo sábado, dia 10 de agosto, no Parque do Engenho Central, às 19 horas

O professor, escritor, poeta e pesquisador Carlos Carvalho Cavalheiro receberá troféu na solenidade de Abertura e premiação do 46º Salão Internacional de Humor e 9º Concurso Literário de Microcontos de Humor, em Piracicaba. O evento ocorrerá no próximo sábado, dia 10 de agosto, no Parque do Engenho Central, às 19 horas.

Em seguida, ocorrerá a Abertura da Mostra Principal e Paralelas  e do 17º Salãozinho de Humor.

Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 2º Lugar no Concurso de Microcontos com o trabalho intitulado “Carma”.

O autor

Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba, mas é paulistano de nascimento. Atua como professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz. É autor de mais de 20 livros, dentre os quais se destacam “Folclore em Sorocaba”, “Salvadora!”, “Scenas da Escravidão”, “Notas para a História da capoeira em Sorocaba”, “O negro em Porto Feliz”, “Lilith enjeitada”. Essa variada produção caracteriza bem o trabalho do autor que vagueia por diversas searas. Além de escritor, pesquisador e poeta, Carlos Cavalheiro já escreveu, produziu e dirigiu shows musicais; realizou exposições de poesias; produziu CDs de músicas, dirigiu e produziu entre eles o premiado “Em busca do Unhudo”.

Também idealizou diversas ações como a Reabertura do Inquérito do Saci, a construção da Enciclopédia Sorocabana, a Feira de Livros e Autores de Sorocaba (FLAUS), a criação de roteiros de turismo histórico-pedagógico (como o África em nós, que percorre lugares de memória negra na região central de Sorocaba), o Curso de Defesa Pessoal para mulheres baseados em movimentos da capoeira Angola (em parceria com Mestre Jaime Balbino e Luiz Henrique de Souza) e o Centro de Memória Operária de Sorocaba, projeto esse retomado pela artista plástica Flávia Aguilera.

Carlos Cavalheiro também prestou assessoria a criações artísticas como para a peça “Amor de Benedita” (inspirada em uma história descrita no seu livro “Scenas da escravidão”) e o Experimentasom 2018 do SESC Sorocaba, com tema Memória Operária.

Licenciado em História e em Pedagogia, Carlos é também Bacharel em Teologia e Mestre em Educação.

Sobre o Salão de Humor

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – que costumavam se reunir num conhecido bar da cidade chamado Café do Bule.

Tudo começou com a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A partir daí, esses piracicabanos partiram para uma viagem com destino ao Rio de Janeiro, no ano de 1972. Na capital carioca, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese, estabeleceram contato com o jornal “O Pasquim” e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a iniciativa. Por escrito, Jaguar autorizou a cessão de seus originais em poder da Editora Abril, que não atendeu ao pedido e a mostra não aconteceu.

Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior, entre eles: Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Gual e Jal.

Realizado a 46 anos e considerado um dos Salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, continua cumprindo seu papel na valorização da arte do desenho de humor: um espaço de reflexão e fruição do belo, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas.

Os Microcontos premiados:

Os três primeiros microcontos vencedores são os seguintes: 1º Lugar: Isomorfose (Kafta) – Marcelo Rocha | São Borja/RS:

Certa manhã, ao despertar de um pesadelo, W. encontrou-se transformado em algo tão terrível quanto inseto: um ministro.

2º Lugar: Carma – Carlos Carvalho Cavalheiro | Sorocaba/SP

Guru em preleção: – Alguém sabe como se adquire carma? O caipira na assistência: – Com chá de capim cidrão.

3º Lugar: Localizado – Márcio Fernando Silveira | São Paulo/SP

Depois de horas perdido na mata, ficou feliz em ouvir o som de passos se aproximando. A onça também.

Programação e Serviços:

46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2019

De 10 de agosto a 27 de outubro de 2019

Local: Parque Engenho Central – Piracicaba – SP

Dia 10 de agosto (sábado) de 2019

Local: Av. Maurice Allain, 454

Parque Engenho Central de Piracicaba

19h00    – Solenidade de Premiação no Teatro Erotides de Campos

20h00 –  Abertura da Exposição Principal e mostra paralela nos Armazéns 14, 09

               17° Salãozinho de Humor no Armazém 05

Entrada franca, mas apenas com convite que deverá ser retirado com antecedência.

Informações: 19 3403 2615

https://www.facebook.com/events/662007390979519/

http://salaointernacionaldehumor.com.br/

Carlos Carvalho Cavalheiro
Últimos posts por Carlos Carvalho Cavalheiro (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo