O Festival é realizado há cinco anos por Marcelo Sanntto, que idealizou o Festival Taperá para suprir essa lacuna cultural da região que não tem um festival de cenas curtas, posto que em todo o território do interior não nenhuma evento nesse caráter .
O evento é produzido pela STCA produções e o festival surgiu em 2015, sempre com efetivação no segundo semestre.
O objetivo do festival é valorizar a cultura, as artes cênicas e especificamente o Teatro em sua essência, provocar artistas, discussão e integração entre os grupos teatrais e artistas.
O grupo levou ao festival dois gêneros teatrais As cenas apresentadas foram Reminiscência- Drama , que levou o público as lágrimas, com um novo olhar de autocuidado familiar a cena alerta o público a reflexão sobre a doença Alzheimer.
E com o gênero Contação de Histórias “A Lenda do sol e da lua“, levando o público a viajar com uma das mais belas e tristes histórias de amor, através da arte de contar histórias.
O grupo tem como diretora teatral profª de teatro Laioan Perret, a produtora cultural profª Sonia Jaqueline Oliveira contadora de histórias, a atriz profª Raquel Moraes, com o apoio do ator Matheus Neves estudante de artes cênicas e Maria Alice C. Oliveira bailarina.
Em tempo: a profª de teatro Laioan Perret está dirigindo o teatro na Semana das Monções, que vai acontecer no Parque das Monções em outubro, devido às comemorações alusivas do aniversário do nosso município.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024