Poderão se inscrever no edital on-line: pessoas físicas maiores de 18 anos, artistas e produtores residentes no estado do Rio comprovadamente há mais de um ano
Seguem até o dia 25 de abril, as inscrições para o prêmio Cultura Presente nas Redes, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e Conselho Estadual de Políticas Públicas. Os órgãos lançaram edital para produções on-line na área cultural.
O prêmio “Cultura Presente nas Redes” terá o valor de R$ 3.750 milhões, oriundo do Fundo Estadual de Cultura, que será utilizado pelos
artistas fluminenses afetados pelo novo coronavírus que tiveram suas atividades culturais canceladas ou suspensas, para seleção de premiação de ações culturais.
Para participar, basta preencher a ficha de inscrição que está no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (http://cultura.rj.gov.br/fundo-estadual-de-cultura/).
Poderão ser contempladas ações culturais nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar, expressões culturais populares inéditas, exclusivamente realizadas no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
Serão selecionadas 1.500 ações culturais, contempladas de acordo com o preenchimento das vagas com premiação de R$ 2,5 mil reais por produção.
Para concorrer, é preciso ter pelo menos um ano de atuação em sua respectiva área.
As ações culturais serão exibidas em plataformas digitais do proponente e estarão divididas em quatro eixos: manifestações artísticas, criação de conteúdos digitais, oficinas culturais à distância e conteúdos audiovisuais.
Poderão se inscrever no edital on-line: pessoas físicas maiores de 18 anos, artistas e produtores residentes no estado do Rio comprovadamente há mais de um ano.
- Biblioteca Municipal de Caratinga - 3 de abril de 2025
- Bom dia, abril! - 1 de abril de 2025
- No meio da cidade tinha uma gruta… - 27 de março de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.