No próximo dia 18 de setembro, sexta-feira, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini estará em Itapetininga para receber, a partir das 20 h, no Plenário Humberto Pellegrini, o Título de Cidadão Itapetiningano, oriundo de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Antônio Fernando Silva Rosa Júnior, aprovado por unanimidade pelos 19 vereadores.
Nascido em Jundiaí, em 24 de dezembro de 1945, o Desembargador José Renato Nalini é Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela USP.
Ingressou no Ministério Público em 1973 e na Magistratura em 1976.
Foi Presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal e Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, sendo atualmente o Presidente do TJ.
Lecionou em várias universidades e é autor de mais de vinte livros e centenas de artigos.
Eleito imortal da Academia Paulista de Letras em 2003, foi seu Presidente em dois mandatos, integrando outras importantíssimas entidades.
Particularmente no que diz respeito a Itapetininga, o Desembargador José Renato Nalini teve papel decisivo na instalação da 2ª Vara da Família e das Sucessões de nossa Comarca.
Recentemente organizou uma homenagem do Tribunal de Justiça ao itapetiningano Júlio Prestes de Albuquerque, eleito Presidente da República mas não empossado devido a um golpe de Estado.
O Presidente do Tribunal de Justiça desempenhou papel fundamental para a instalação do CEJUSC- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Itapetininga.
A Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, Maria Lúcia Lopes da Fonseca Haidar está convidando a todos para essa importantíssima sessão solene de entrega do Título de Cidadão Itapetiningano ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo- desembargador José Renato Nalini.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.