novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Werinton Kermes participa de reunião no Senado sobre as TVs comunitárias

image_pdfimage_print

Jornalista da região fala na comissão de Direitos Humanos do Senado Federal representando as TVs Comunitárias de Votorantim e Sorocaba 

Saiu na Gazeta de Votorantim:
 Foto: Luciana Lopez

Werinton Kermes se pronunciou na audiência

O representante da TV Votorantim (TVV) e Nova TV Com de Sorocaba, jornalista Werinton Kermes, falou segunda-feira (23) pela manhã na sala 2 da Ala Nilo Coelho do Senado Federal, em Brasília, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que abordou os Desafios da Comunicação Pública e dos Direitos Humanos nas TVs abertas e por assina-tura no Brasil. A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Senado para todos os estados do país.
Na audiência, iniciativa do senador Hélio José (PSD-DF), foram discutidas as providências que podem ser tomadas para sanar os problemas no setor aponta-dos por 120 emissoras das mais diversas regiões do país. Foram destacados, ain-da, os inúmeros avanços da comunicação brasileira nos últimos anos, seja com o advento da televisão digital, a popularização dos smartphones ou com a extensão da banda larga. “Uma audiência pública como essa fortalece dispositivo da Cons-tituição que prevê a complementaridade da comunicação pública estatal e privada no Brasil, com repercussão imensa para a vida do país”, argumentou o senador Hélio José.
Werinton Kermes participou ativamente dos debates junto às principais autori-dades brasileiras no assunto.  Ele pôde falar sobre questões relacionadas à co-municação comunitária, e ainda mostrar a experiência de sucesso desenvolvida na cidade de Votorantim.
Em sete anos, a TVV se consolidou como um espaço aberto para a comunida-de se expressar, através da sociedade organizada, com uma programação diversi-ficada, exibindo programas diários ao vivo, com a participação das lideranças e talentos da comunidade, jornalismo, espaço jurídico, programas ecumênicos, mu-sicais, infantis, entre muitos outros.
A audiência pública aconteceu dentro da programação do 8º Congresso da ABCCom – Associação Brasileira de Canais Comunitários, no qual os temas de-batidos foram os projetos de interesses das TVs Comunitárias, como: Criação de um Fórum Nacional de apoio e desenvolvimento das TVs Comunitárias; Acesso ao modelo de TV Digital na onda aberta por meio do canal da cidadania; Acesso a um canal comunitário via satélite; Acesso à recursos para aquisição de sedes próprias e pela transformação das TVs Comunitárias em pontos de cultura e esco-la de mídia comunitária. Também foi abordado o papel das TVs Comunitárias co-mo ferramentas de Tecnologia social, Economia Solidária e Criativa e a criação de um canal comunitário de TV nacional com um mix das programações das TVs Comunitárias existentes no país.
Werinton Kermes destaca a importância da participação das TVs Comunitárias nos debates nacionais. “Nós estamos em uma ponta e os legisladores e “coman-dantes” dos setores reguladores estão em outra, por isso temos que nos esforçar para garantir a nossa participação nessas discussões e mostrar a nossa experi-ência prática diante dos desafios que encontramos no dia a dia, pois a legislação atual é muito limitadora, o que nos impede de crescermos ainda mais”, explicou Kermes.

As perseguições e as
tentativas de intimidar
O representante da TVV e da TV Com também externou à Comissão de Direi-tos Humanos e Legislação Participativa a preocupação com o ano eleitoral que se avizinha e, com ele, o período de costurar alianças, formar grupos, escolher pré-candidatos, enfim tudo que é inerente e esse assunto e que agora começa a aflo-rar.
Articulações acontecem nos mais de cinco mil municípios brasileiros e, em muitos deles, se espalha um verdadeiro clima de terror em nome de uma pseudo-verdade, com objetivo único de destruir jornalistas e os veículos de comunicação que eles representam. Este clima de perseguição e de intimidação seria em nome de um poder nem ainda conquistado, espalha-se veneno, monta-se ciladas. Em cidades como Votorantim, que está no estado mais rico da nação, não é diferente do interior do Maranhão, “a diferença é que por aqui são capangas engravatados que tentam amedrontar e intimidar o exercício da comunicação livre em nome de um objetivo político-partidário”, esclarece Kermes.
As emissoras que estavam presentes na audiência se identificaram com a fala do jornalista votorantinense, uma vez que muitas delas sofrem perseguições polí-ticas em suas cidades. Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Legisla-ção Participativa ouviram atentamente as preocupações colocadas por Werinton Kermes.
Participaram como convidados da audiência  o presidente da Associação Brasi-leira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais, Israel Vale; o presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários, Paulo Miranda; o assessor espe-cial da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), Duilio Monroy; o vice-presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, Evelin Maciel; o superintendente-executivo de Relacionamento Institucional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barbosa; e o assessor do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Otávio Pieranti, além de representan-te da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. (Por Agência de Notícias da RMS)

 

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo