Os homenageados serão agraciados em uma solenidade virtual a ser realizada no dia 27 de novembro de 2021, às 16h, através do aplicativo Google Meet
A Diretoria Executiva da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, por proposição do seu Presidente, e por meio do Decreto Acadêmico nº 00105.002/2021, instituiu na data de 05/01/2021 a COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI.
Dom João VI, cognominado O Clemente, foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, de 1816 a 1822 (quando da independência do Brasil – que redundou na extinção do Reino Unido até então existente). De 1822 em diante foi rei de Portugal e Algarves até a sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido o seu filho D. Pedro o imperador do Brasil.
A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI é destinada a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais, aqueles que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais, forem julgados merecedores dessa honraria.
A outorga da Comenda consistirá na concessão de Certificado e Medalha.
Os homenageados serão agraciados em uma Solenidade virtual através do aplicativo Google Meet.
Data: 27 de novembro de 2021, às 16h.
Mais Informações:
WhatsApp (21) 98264-5612
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
- Banda Renovai - 9 de dezembro de 2025
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

