
Artista plástico, Marcos Peniche reproduz em materiais reaproveitáveis esculturas da série ‘Cavaleiros do Zodíaco’
Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco é uma série japonesa de mangá e anime (termo abreviado da palavra ‘animação’ em japonês, que se refere a qualquer animação) escrita e ilustrada por Masami Kurumada.
Foi publicada originalmente na revista Weekly Shōnen Jump de dezembro de 1985, sendo sua primeira edição dividida em duas partes entre dezembro de 1985 e janeiro de 1986, até dezembro de 1990.
Foi adaptada para anime de 114 episódios pelo estúdio Toei Animation (o mesmo que produziu Dragon Ball) de 1986 a 1989.
Com fãs em várias partes do mundo, recentemente o anime foi campeão da primeira Batalha de Animes Clássicos promovida pelo Podcast Multifinito. E dentre os fãs da série, o artista plástico sorocabano Marcos Peniche, de 38 anos.
Marcos conta que teve uma infância sofrida, particularmente pelo fato de não ter o antebraço direito. Não obstante essa deficiência, conforme foi crescendo percebeu que tinha o dom de desenhar, assim o fazendo com o braço esquerdo.
Há sete anos, seu talento artístico o levou a tentar passar os traços em papel para a produção de uma peça, pela lembrança de coisas de sua infância que gostaria de ter tido, mas que não lhe fora possível, pois não tinha condições de comprar os brinquedos da época. Dentre as lembranças, o encantamento que sentia e o sonho que acalentava de ter as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco.
Desse início, Marcos se serviu dos traços de seus desenhos com o intento de produzir peças em miniatura para aperfeiçoar a técnica. Recentemente, encarou um novo desafio e uniu diversos materiais para montar em tamanho real a armadura do personagem Aiolia, que representa na série o signo de leão. O trabalho foi árduo, demandando 38 dias para ser realizado.
Marcos diz ter começado pelo signo de leão, que também é o dele. E, para realizar o trabalho usou todo tipo de material na produção da armadura, começando pelo papel, que serviu de base, o plástico, acrílico, massa e até resina em alguns casos. A armadura foi exposta na sala de casa, como se fosse uma estátua. Mas, também pode utilizá-la como cosplay, uma vez que foi produzida utilizando suas próprias medidas.
Um sonho realizado, Marcos tem comparecido em eventos como o Anime Friends, realizado em São Paulo, em 2016, onde, inclusive, veio a conhecer os atores japoneses que interpretam os personagens ninja Jiraya e o policial de aço Jiban.
No evento ‘Ressaca Friends‘, conheceu um ator norte-americano da série ‘Power Rangers’.
Petiche, ao narrar sua trajetória como artista plástico, não esconde o sentimento de realização, tendo até mesmo a oportunidade de ter conhecido, antes da pandemia, dubladores da série ‘Cavaleiros do Zodíaco’.
Exemplo de superação de obstáculos, 0 menino que sonhava ter uma armadura dos personagens da série da qual era fã, afirma, convicto:
“Aprendi que nada vem fácil, que toda a luta que você percorre sempre terá um obstáculo no seu caminho. Os obstáculos existem para serem vencidos, pois se não existissem, seriam coisas fáceis. Se existem obstáculos é porque Deus sabe que você vai vencer. É só colocar Deus a frente de tudo e você consegue passar por qualquer dificuldade.”
Plenamente realizado, Marcos Peniche agora é um artista plástico que está em várias mídias, conforme se vê abaixo.
Entrevistado por Cláudia Koury, da Rádio 365 (2019)
Matéria feita pelo SBT
Homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba (30/09/2021)
https://www.facebook.com/messenger_media?thread_id=100005368510360&attachment_id=624953338664165&message_id=mid.%24cAAAAB4iXHC2DHUFUFl87ABdAaFGE
Contato com Marcos:
https://www.facebook.com/marcos.peniche.52
- Estudantes da EMEF. Coronel Esmédio visitam a FLONA de Ipanema - 20 de junho de 2025
- Além da Vida, Viver - 14 de junho de 2025
- 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra - 12 de junho de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.