julho 22, 2024
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos?
Canto do homem e dos pássaros
Soneto para Beethoven
Exposição de Artes Visuais
Monarquia constitucional
4° Concurso Literário da FLAUS 2024
Ensaio sobre o banho
Últimas Notícias
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos? Canto do homem e dos pássaros Soneto para Beethoven Exposição de Artes Visuais Monarquia constitucional 4° Concurso Literário da FLAUS 2024 Ensaio sobre o banho

Marcos Peniche: um sonho de infância concretizado em materiais reaproveitáveis

Print Friendly, PDF & Email
Ao fundo, réplica em tamanho real da armadura do signo de Leão, da série ‘Cavaleiros do Zodíaco’ – Arquivo pessoal

Artista plástico, Marcos Peniche reproduz em materiais reaproveitáveis esculturas da série ‘Cavaleiros do Zodíaco’

Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco é uma série japonesa de mangá e anime (termo abreviado da palavra ‘animação’ em japonês, que se refere a qualquer animação) escrita e ilustrada por Masami Kurumada.

Foi publicada originalmente na revista Weekly Shōnen Jump de dezembro de 1985, sendo sua primeira edição dividida em duas partes entre dezembro de 1985 e janeiro de 1986, até dezembro de 1990.

Foi adaptada para anime de 114 episódios pelo estúdio Toei Animation (o mesmo que produziu Dragon Ball) de 1986 a 1989.

Com fãs em várias partes do mundo, recentemente o anime foi campeão da primeira Batalha de Animes Clássicos promovida pelo Podcast Multifinito. E dentre os fãs da série, o artista plástico sorocabano Marcos Peniche, de 38 anos.

Marcos conta que teve uma infância sofrida, particularmente pelo fato de não ter o antebraço direito. Não obstante essa deficiência, conforme foi crescendo percebeu que tinha o dom de desenhar, assim o fazendo com o braço esquerdo.

Há sete anos, seu talento artístico o levou a tentar passar os traços em papel para a produção de uma peça, pela lembrança de coisas de sua infância que gostaria de ter tido, mas que não lhe fora possível, pois não tinha condições de comprar os brinquedos da época. Dentre as lembranças, o encantamento que sentia e o sonho que acalentava de ter as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco.

Desse início, Marcos se serviu dos traços de seus desenhos com o intento de produzir peças em miniatura para aperfeiçoar a técnica. Recentemente, encarou um novo desafio e uniu diversos materiais para montar em tamanho real a armadura do personagem Aiolia, que representa na série o signo de leão. O trabalho foi árduo, demandando 38 dias para ser realizado.

Marcos diz ter começado pelo signo de leão, que também é o dele. E, para realizar o trabalho usou todo tipo de material na produção da armadura, começando pelo papel, que serviu de base, o plástico, acrílico, massa e até resina em alguns casos.  A armadura foi exposta na sala de casa, como se fosse uma estátua. Mas, também pode utilizá-la como cosplay, uma vez que foi produzida utilizando suas próprias medidas.

Um sonho realizado, Marcos tem comparecido em eventos como o Anime Friends, realizado em São Paulo, em 2016, onde, inclusive, veio a conhecer os atores japoneses que interpretam os personagens ninja Jiraya e o policial de aço Jiban.

No evento ‘Ressaca Friends‘, conheceu um ator norte-americano da série ‘Power Rangers’.

Petiche, ao narrar sua trajetória como artista plástico, não esconde o sentimento de realização, tendo até mesmo a oportunidade de ter conhecido, antes da pandemia, dubladores da série ‘Cavaleiros do Zodíaco’.

Exemplo de superação de obstáculos, 0 menino que sonhava ter uma armadura dos personagens da série da qual era fã, afirma, convicto:

“Aprendi que nada vem fácil, que toda a luta que você percorre sempre terá um obstáculo no seu caminho. Os obstáculos existem para serem vencidos, pois se não existissem, seriam coisas fáceis. Se existem obstáculos é porque Deus sabe que você vai vencer. É só colocar Deus a frente de tudo e você consegue passar por qualquer dificuldade.”

Plenamente realizado, Marcos Peniche agora é um artista plástico que está em várias mídias, conforme se vê abaixo.

Entrevistado por Cláudia Koury, da Rádio 365 (2019)

Matéria feita pelo SBT

Web Reporter Channel em 28/08/2021

 G1, em 21/9/2021

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2021/09/21/artista-plastico-com-um-braco-supera-deficiencia-e-faz-replica-de-armadura-em-tamanho-real-nada-vem-facil.ghtml?fbclid=IwAR0HYtqq_Mx9KGRWFM68tySnbxwAvn5AjYzaTHslKVZOeqczuGWtGYW2-tc

Marcos, com o jornalista Ricardo Boechat

https://www.facebook.com/messenger_media?thread_id=100005368510360&attachment_id=221583396729810&message_id=mid.%24cAAAAB4iXHC2DHT332F86_yQCBK8N

 Homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba (30/09/2021)

https://www.facebook.com/messenger_media?thread_id=100005368510360&attachment_id=624953338664165&message_id=mid.%24cAAAAB4iXHC2DHUFUFl87ABdAaFGE

Contato com Marcos: 

https://www.facebook.com/marcos.peniche.52

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo