Dos caminhos da psicanálise para os caminhos das Letras, Dorilda Almeida traz ao Jornal ROL as nuances da alma!

Dorilda Sousa de Almeida, natural de Jacobina (BA), e radicada em Salvador, é escritora, poetisa, psicanalista clínico, filósofa, coordenadora geral do CEDHIA, professora, especialista em Direitos Humanos e Educação.
Possui artigo publicado na Revista Neurociências Psicologia. É criadora e coordenadora de projetos sobre Direitos Humanos com alunos adolescentes na Comunidade Escolar de Salvador (BA).
Membro Fundadora de várias Academias nacionais e internacionais. Coautora de várias antologias e revistas eletrônicas, como a LiteraLivre e Pragmatha, e na Seleção Especial de Textos Talentos Brasileiros.
É detentora de vários títulos, medalhas, prêmios e destaques literários e culturais, dentre os quais o Título de Dra. h. c. em Educação e Direitos Sociais e Humanitários, pela FEBACLA e Consulesa Honorária do Estado da Bahia.
É autora do livro Entusiastas Palavras-Conexão Amorosa.
Inaugurando sua colaboração no ROL, Dorilda apresenta as nuances da mulher com o poema ‘Mãe’.
Mãe

Imagem criada pela IA do Bing
Mulher, mãe
Companheira
Amante
Ficante
Esposa
Várias funções
Numa só.
Algumas mães
Deixam de ser mulher
Se expõe aos filhos
No dia a dia
Deixando de viver a sua vida
Para viver a vida dos seus filhos.
Filhos ingratos
Filhos pais dos seus pais
Filhos amorosos
Filhos de outras mães
Filhos felizes e alegres.
Mãe
Mulher
É tudo que se quer
Dorilda Souza de Almeida
Contatos com a autora
- Trapper sorocabano lança novo single - 25 de abril de 2025
- Encontro sobre a Região Metropolitana de Sorocaba - 24 de abril de 2025
- Karma certo e perfeito - 22 de abril de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.