Natural de Restinga Seca (RS), é licenciada em Letras, Mestre e Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem formação em espanhol pela Universidad de La Republica, Montevidéu. Possui 29 artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais na área de Letras com classificação Qualis, além de participação em eventos com trabalhos completos e resumos. É autora do livro Entre lágrimas e risos: as representações do melodrama no teatro mambembe, adaptação de sua tese de doutorado, e coautora em outros livros versando sobre Direito, História, Educação e Letras. É revisora de textos acadêmicos, cronista com textos publicados em jornais regionais e estaduais e participação em mais de 80 antologias.
Elaine dos Santos: ‘Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia’ Consta que o povo gaúcho não gosta que digam que somos o último estado do Brasil. Acostumei-me, pois, a referir que nasci no estado mais meridional dessa terra linda e trigueira. Vivo
interessante sobre essa barafunda diária que nos assola. Eu li, recentemente, um desses textos curtos e sem autoria publicados em redes sociais sobre a…
Talvez, uma das tarefas mais difíceis de um professor de Literatura, tanto no ensino médio quanto no curso de graduação em Letras, seja ensinar o conceito de…
Quando concluí a graduação no curso de Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://www.ufsm.br/, no final do século passado, além do estágio em sala de aula, diante dos alunos
A Arte – entendida aqui como música, pintura, escultura, poesia, romance – é, antes de tudo, prazer, fruição, deleite. Trata-se de uma re/apresentação da…
A pandemia de Covid-19, como toda a grande catástrofe registrada ao longo dos séculos, foi um divisor de águas para muitas pessoas. Algumas aprenderam,…
O trágico fim de Bertoleza no romance ‘O cortiço’, de Aluísio de Azevedo, sempre me pareceu um exemplo clássico de que confiança, fidelidade, lealdade e…