setembro 28, 2024
La rencontre de la brume et la brise 
No Jornal ROL, as letras contundentes de Osvaldo Manuel Alberto
Mariposas e borboletas
A canção que nunca chega ao fim
Falsa esperança
‘Doula’
O amor sem preconceito
Últimas Notícias
La rencontre de la brume et la brise  No Jornal ROL, as letras contundentes de Osvaldo Manuel Alberto Mariposas e borboletas A canção que nunca chega ao fim Falsa esperança ‘Doula’ O amor sem preconceito

Curso de extensão da FESPSP, com início em agosto, discute as críticas indígenas à sociedade, ao consumismo, ao descaso com a natureza e às invasões coloniais e pós-coloniais.

CULTURA INDÍGENA E A CRÍTICA NATIVA À MODERNIDADE

Através das palavras de Kopenawa, refletimos sobre as críticas feitas por ele à nossa sociedade, ao consumo, à produção em excesso e ao descaso com a natureza

Através da leitura do livro “A queda do céu” do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo Bruce Albert, o curso de extensão Crítica indígena à modernidade, que começa no dia 10 de agosto de 2017, na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), discute alguns temas centrais para o entendimento das sociedades indígenas, dentre eles: o xamanismo, as relações com aquilo que chamamos de “natureza”, o território, a mitologia, os processos identitários indígenas contemporâneos e suas relações com o Estado nacional.

Docente do curso, a professora Fabiana Maizza explica que o curso tem dois objetivos: a imersão no mundo indígena pela leitura de “A queda do céu” e refletir sobre a crítica xamânica à sociedade Ocidental. “Através das palavras de Kopenawa, refletimos sobre as críticas feitas por ele à nossa sociedade, ao consumo, à produção em excesso, ao descaso com a natureza, às invasões colônias e pós-coloniais aos territórios indígenas e às ameaças aos direitos indígenas”, explica.

O curso é voltado a profissionais do setor público e privado, bacharéis de diferentes áreas, tais como: Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Serviço Social, Educação e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão de Férias – Crítica indígena à modernidade
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP.
Período: 10 de agosto a 14 de setembro de 2017.
Horário: Quintas, das 19h às 22h30.
Carga Horária: 20h.
Docente: Fabiana Maizza

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo