O texto discorre sobre o livro ‘Manifesto pela Educação Midiática’, de David Buckingham


O professor Carlos Carvalho Cavalheiro acaba de ter uma resenha sua publicada na Revista de Estudos Universitários da Uniso (REU). O texto discorre sobre o livro ‘Manifesto pela Educação Midiática’, de David Buckingham.
David Buckingham é pesquisador da Educação Midiática e defende a necessidade da implantação de uma educação voltada para a reflexão crítica do uso pessoal e do investimento simbólico e emocional que se faz da mídia, sendo a educação para as mídias um direito básico de todos os seres humanos.
O livro de Buckingham foi publicado no Brasil em 2022, pelo SESC São Paulo, e vem suscitando debates na área da Educação e da Comunicação. A proposta inovadora de educação midiática de Buckingham inspirou o professor Carlos Carvalho Cavalheiro a realizar essa resenha a convite da editora da seção da Revista de Estudos Universitários, professora Dra. Maria Ogécia Drigo.
Professor Carlos Carvalho Cavalheiro é Doutorando em Comunicação e Cultura, na UNISO, sob orientação do professor Dr. Paulo Celso da Silva, e participa do Observatório de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, voltado para o rio Sorocaba. Bolsista do CNPq, Carlos pretende realizar pesquisa relacionada aos pescadores da área urbana do rio Sorocaba.
Este ano, o professor Carlos Cavalheiro prestou assessoria e consulta ao projeto “Onde nasci passa um rio”, realizado pelo SESC Sorocaba. Dessa colaboração, o professor forneceu informações históricas, ambientais e imagéticas sobre o rio Sorocaba, material esse que serviu de subsídio para o desenvolvimento de outras ações dentro do projeto.
A resenha do professor Carlos Carvalho Cavalheiro na Revista de Estudos Universitários pode ser lida pelo acesso ao link:
https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/5517/4899
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


O seu legado educacional e literário crescendo exponencialmente, Carlos!