Eduardo Martínez recebe o II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais 2025

O escritor e colunista carioca Eduardo Martínez foi anunciado como um dos vencedores do II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais 2025. A premiação, realizada pela Editora Holandas em conjunto com a Academia Interamericana de Escritores (AINTE), busca homenagear autores que contribuíram para o cenário intelectual e cultural do país ao longo do ano.
A escolha de Martínez pela comissão organizadora baseou-se em sua atuação recente no setor. Além de colunista do Jornal Cultural Rol, o escritor acumula outras distinções em 2025, como o Prêmio Clarice Lispector. Atualmente, ele também atua como editor e escritor do espaço Café Literário, no portal Notibras.
De acordo com os organizadores, o reconhecimento reflete dois pilares do trabalho de Martínez:
Produção Literária: A regularidade e o impacto de seus textos nos veículos em que colabora.
Fomento a Novos Autores: O papel do escritor na abertura de espaços para novas vozes na mídia digital e na mentoria de talentos iniciantes.
Com este novo prêmio, Martínez consolida sua presença entre os nomes em evidência na literatura brasileira contemporânea, unindo a escrita tradicional ao alcance das plataformas digitais.
Sobre o autor

Eduardo Martínez é um premiado escritor carioca, atualmente radicado em Porto alegre, cidade pela qual é apaixonado.
Seu primeiro livro, o romance ‘Despido de ilusões’, 2004, figurou entre os mais lidos do Centro Cultural Banco do Brasil.
Em 2025, foi o vencedor do Prêmio Literário Clarice Lispector, na categoria livro de contos com ’57 Contos e crônicas por um autor muito velho’, que saiu pela Joanin Editora.
Seus contos e crônicas, que já ultrapassaram a incrível marca de 1.000 publicações, são utilizados por escolas no Rio de Janeiro, em Brasília e em Brodowski-SP.
É cronista/contista do jornal Notibras (https://www.notibras.com/site/) e do Blog do menino Dudu (https://blogdomeninodudu.blogspot.com/).
Divide a editoria Café Literário do Notibras com o poeta e escritor Daniel Marchi e a jornalista e poeta Cecília Baumann.
Mídias sociais
- II Prêmio Personalidades Literárias e Culturais 2025 - 14 de janeiro de 2026
- Da costa paradisíaca de Moçambique, Ramos Amine! - 14 de janeiro de 2026
- Das montanhas alterosas de Minas Gerais para o ROL, Marli Freitas! - 13 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Parabéns ao Eduardo!! Muito merecido, o prêmio