DICA DE LEITURA: o colunista Nicanor Filadelfo Pereira fala
de sua relação literária e afetiva com o livro de Lima Barreto
O Jornal ROL está inaugurando uma nova Categoria de textos: Dica de Leitura!
A ideia da nova Categoria – bem como o próprio título dela – surgiu a partir do envio de um texto encaminhado pelo colunista Nicanor Filadelfo Pereira, no qual ele expõe sua relação literária e afetiva com um livro que o impressionou muito na sua juventude: o romance ‘Triste Fim de Policarpo Quaresma’, de Lima Barreto.
Decorrente da manifestação literária espontânea e de cunho emocional de Nicanor Pereira, o jornal ROL entendeu que, além da Categoria ‘Livros Recomendados pelo ROL’, o jornal também deve ter outra em que, mais do que se divulgar a capa e a sinopse dos livros recomendados, o autor da Dica exponha, também, o sentimento envolvido na relação com o livro sob comentário.
A nova Categoria, desta forma, publicará textos semelhantes dos demais colunistas, bem como de leitores do jornal.
Eis, assim a Dica de Leitura, de Nicanor Filadelfo Pereira:
Em 1967, eu, assinante do Clube do Livro, li, com o olhar de um jovem, o romance Triste Fim de Policarpo Quaresma. Encantei-me com o enredo, com o inusitado da obra. Hoje, amadurecido pelos embates da vida, com a nova visão de mundo, calejado pelas vicissitudes, intercaladas de sucessos e alegrias, o releio, e posso dizer, seguro, que Lima Barreto não escreveu um livro, externou a sua alma!
Se desejar ler, pode encontra-lo em PDF em:
Domínio Público, da Fundação Biblioteca Nacional, no site:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000159.pdf
Obra datada de: Todos os Santos (Rio de Janeiro), janeiro – março de 1911.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024