outubro 06, 2024
Línguas e linguagens
Meta – Linguagem
Desalento
Averso
Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia
Márcio Castilho lança De Todos os Tons
No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!
Últimas Notícias
Línguas e linguagens Meta – Linguagem Desalento Averso Uma linha férrea, um córrego, muita nostalgia Márcio Castilho lança De Todos os Tons No Jornal ROL, a alma fluminense de Augusto Damas!

Itapetininga: PREFEITURA COMBATE A DENGUE OBRIGANDO MORADORES A LIMPAR ÁREAS PERIGOSAS

Setecentos e cinco moradores são notificados a fazer limpeza de áreas

 

 Do G1 Itapetininga e Região

27 pessoas já receberam multas até março, diz Prefeitura de Itapetininga.
Executivo intensificou ação contra proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De janeiro até março deste ano, 705 proprietários de terrenos em Itapetininga (SP) foram notificados para realizar a limpeza e roçagem do mato alto, segundo o Setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura. Destes, 27 receberam multa pela falta de limpeza nas áreas.

Até mesmo os moradores da cidade têm colaborado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que procura água parada para se desenvolver. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

De acordo com a prefeitura, quando o mato ultrapassa os 30 centímetros de altura é necessário realizar a limpeza e os moradores avisam o setor de fiscalização pelo telefone 156, para que os agentes tirem fotos e meçam o tamanho do terreno para identificar o proprietário. Caso não seja feita a limpeza do terreno, uma multa no valor de R$ 1.279,08 é aplicada. Esse valor é reajustado anualmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Moradora reclama de mato alto em terreno no Jardim Bela Vista (Foto: Reprodução/ TV TEM)Moradora reclama de mato alto em terreno no
Jardim Bela Vista (Foto: Reprodução/ TV TEM)

A aposentada Célia Roseli dos Santos cuida das plantas do quintal com muito zelo e os vasos estão sem pratinhos para evitar água parada. Mas a preocupação está no terreno vizinho, que fica no bairro Jardim Bela Vista, pois o mato já invade a casa dela. No local há entulho, sujeira e recipientes que podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue. Segundo ela, há três anos foi solicitada a limpeza do local, mas até agora ninguém realizou o serviço. “Quando ligo, eles informam que dentro de 15 dias vão mandar uma notificação, depois mais duas semanas, mas ninguém toma nenhuma providência.”

A responsável pelo setor de fiscalização da prefeitura, Ana Maria Rodrigues Graça, explica que se em 45 dias o proprietário não efetuar a limpeza do terreno, mesmo depois de receber a multa, ainda há um prazo. “Caso não seja feita a limpeza, o proprietário é autuado pelo descumprimento da notificação, recebendo prazo adicional de 30 dias para proceder com a limpeza do imóvel”, explica. Se ainda assim a limpeza não for realizada, a Secretaria de Obras de Itapetininga fará o procedimento. Mas, para isso, é preciso entrar em um cronograma de obras.

Nesse tempo, os possíveis criadouros do mosquito podem se multiplicar e a dengue avançar ainda mais, segundo o biólogo Valter José de Almeida. “O ciclo de vida do mosquito é rápido. A fêmea após 24 horas do acasalamento já consegue colocar os ovos, que farão nascer a larva e, em 48 horas, ela se transformará em um mosquito. A fêmea pica porque precisa do sangue para alimentar os ovos. Ela é capaz de gerar 1500 novos mosquitos e em 45 dias de vida pode picar até 300 pessoas.”

A auxiliar de escritório Débora Carolina Ferreira conta que sua casa está infestada de mosquitos. “Todos os dias fecho a casa, passo o veneno e fico trancada, pois não há condições de ficar do lado de fora.” Dados do Ministério da Saúde revelam que de janeiro até o dia 7 deste mês, o Brasil registrou 224 mil casos de dengue. Um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nota da Prefeitura
Sobre o terreno no Jardim Bela Vista, a prefeitura irá enviar um fiscal para avaliar a situação do terreno e notificar o proprietário. O agente público irá tirar uma foto do terreno, que segue para o cadastro imobiliário e depois haverá verifica ção do endereço do proprietário e gerar a notificação.

Fiscal da Prefeitura mede terrenos  (Foto: Reprodução/ TV TEM)Fiscal da prefeitura mede terreno para notificar proprietário em Itapetininga (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo