“Na jovem Terra da poeira das estrelas, viajando pelo Universo, quando os vulcões eram meninos e as nuvens meninas de saias rodadas, por entre turbilhões e reboliços de tempestades e raios, nasceu a água e nela a vida nas mais estranhas criaturas que o planeta conhecia.“
Nesta 28ª obra – ‘Votorantim: cascata branca em cachos de água doce‘ -, que será lançada no dia 11 de novembro (sábado), às 10h, na Cachoeira da Chave, – o escritor e colunista do ROL Élcio Mário Pinto presta uma belíssima homenagem à cidade de Votorantim (SP), por meio de três contos: ‘A noivinha e o sol’, ‘Sala de aulas: quando a natureza ensina’ e ‘Biguá: baguá na mata, baguá na água’.
O livro é dedicado à cidade de Votorantim e à Academia Votorantinense de Letras, Artes e História – AVLAH, da qual o autor é um dos membros mais ativos.
Como já se tornou uma característica de suas obras, o escritor homenageia pessoas e entidades; nesta, além da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História, em especial a uma colega de trabalho na Secretaria de Educação e falecida recentemente: Giselle Freitas Xavier, a quem, carinhosamente, a definia como: “(…) calma e serena. Valorizava as pessoas dando-lhes atenção. Toda vez que atendia ao telefone, sorria. Recebia e correspondia às brincadeiras. Não dizia palavrão. E, apesar de seu silêncio na coletividade, conversávamos muito, quando estávamos em poucas pessoas no mesmo espaço”.
O livro tem o apoio cultural para a edição por parte da Lexmediare Ltda. – Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região e Lexpublica e conta, também, com o apoio da AVLAH, do jornal ROL – Região On Line e da Foto JJ.
Editado pela Crearte Editora, com ilustrações de Caique Ferraz e revisão de Sergio Diniz da Costa, foi prefaciado por Marcos Antonio Leonetti, presidente do COAVES – Clube de Observadores de Aves de Sorocaba e Região e tem a participação do poeta Nicanor Filadelfo Pereira, membro do grupo Coesão Poética de Sorocaba participa da obra, com o poema ‘Ipê Amarelo’.
Fechando a obra, os Apêndices trazem entrevistas com Ricardo de Paula Santos Naccaratti, Cientista Ambiental, Cesar Silva, historiador e membro da AVLAH e Elzo Savella, presidente da AVA – Associação Vuturaty Ambiental Votorantim.
E, coroando o livro, o autor transcreve uma conversa imaginária ocorrida numa quinta-feira do dia 11 de novembro de 1886, entre Dom Pedro II e um jovem de 13 anos, aos ‘pés’ da Cachoeira da Chave, a ‘Cascata Branca’ de Votorantim.
Quando:
11 de novembro (sábado), às 10h
Local:
Cachoeira da Chave (Bairro da Chave) – Votorantim/SP
Cerimonial:
Ana Cristina Rodrigues Henrique e Caique Ferraz
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024