Sem renovar contrato, Prefeitura faz rodízio de médicos em Itapetininga
Cidade não renovou convênio desde abril e UBSs estão sem profissionais. Segundo o Executivo, profissionais atendem em 6 unidades do município.
Ainda sem renovar os contratos emergenciais dos médicos, a Prefeitura de Itapetininga (SP) começará a realizar um rodízio, nesta segunda-feira (4), entre 62 profissionais responsáveis por atender as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Os especialistas vão se revezar até que novos assumam os cargos. Em 2014 foi realizado concurso para novos médicos, mas não houve inscritos. De acordo com o Executivo, profissionais estão trabalhando nos postos do Gramadinho, da Vila Arruda, Santana, Mazzei e Varginha.
Enquanto isso, o problema da falta de médicos ainda assola os moradores que buscam atendimentos nos postos da cidade. “A gente precisa deles e infelizmente temos que aguentar essa situação”, afirma o aposentado Durval Edson Silveira que já sabendo da demora levou um banquinho para aguardar a fila da UBS do Jardim Fogaça nesta segunda-feira.
(Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
De repouso há quatro meses, a aposentada Zélia Martins de Campos explica que a falta de atendimento prejudica o tratamento. “Estou precisando da receita para pegar os remédios na farmácia, mas não tem médicos”, conclui.
Esperando atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Fogaça, o aposentado João Rodrigues Ferraz conta que chegou antes de todo mundo, ainda de madrugada, para poder conseguir uma consulta. “Se eu viesse mais tarde não ia sobrar lugar, igual na semana passada, que eu vim e não fui atendido”, diz.
A dona de casa Gertrudes de Jesus Fonseca relata que, por conta da burocracia, a irmã precisou acompanha-la para que ela conseguisse agendar consultas para os pais, que estão doentes. “Tentei marcar anteriormente, mas eles não deixaram que eu agendasse para duas pessoas. Então minha irmã teve que vir comigo”, comenta.
Valdemar Roberto Santana, secretário da Associação dos Moradores de Bairro, comenta que a UBS do Bairro da Chapadinha não funciona há bastante tempo. “Faz meses que não tem médico, o pessoal tá gastando dinheiro atoa já que não tem profissionais para atender”, revela.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.