Trecho de 37 km da Raposo Tavares altera velocidade 5 vezes para 80km/h
Máxima de carros voltou a 100 km/h entre Itapetininga e Araçoiaba da Serra.
A Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho que liga Itapetininga (SP) a Araçoiaba da Serra (SP), retomou o limite de velocidade anterior de 100 quilômetros por hora, mas em um percurso de 37 quilômetros há outros cinco pontos da estrada que continuam a 80 quilômetros por hora, segundo a concessionária que administra a via. A alegação é de que estes locais são considerados perigosos para motoristas.
A duplicação do trecho foi entregue em julho do ano passado, mas em setembro os novos limites foram reduzidos no mesmo trecho. A velocidade máxima foi reduzida de 100 quilômetros por hora para 80 quilômetros por hora para veículos leves. Muita gente reclamou na época dessa mudança, conforme apurou a reportagem da TV TEM.
Tavares (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Os pontos considerados perigosos são dos quilômetros 118 ao 121, no sentido Araçoiaba da Serra a Itapetininga; do 123 ao 123; do 129 ao 129 e meio, no trevo de Capela do Alto (SP); do 138 ao 147, no acesso ao bairro Tatetu e a Alambari (SP); e entre o 151 e o 155, no trajeto de uma curva acentuada.
Segundo o tenente da Polícia Rodoviária de Itapetininga, Éder Vieira Bueno, foi feito um estudo que apontou que estes trechos têm necessidade de redução de velocidade. “O motorista tem que ficar atento à sinalização. A cada 10 quilômetros deve haver uma placa informando a velocidade permitida. Radares fixos e móveis fazem a fiscalização em toda a extensão da rodovia” afirmou.
Nos próximos seis meses, um novo estudo deve ser feito para saber se os limites de velocidade serão mantidos. O estudante Marcelo Henrique Campos Heleno afirma que o limite poderia ser maior.
Voltando mais uma vez ao tema ‘Radares – essa inutilidade!’
Já escrevi sobre isso e fiz comentários que foram amplamente compartilhados.
Afirmo e confirmo que essa história de RADAR é PURA ENGANAÇÃO! Apenas uma forma que encontraram de tirar dinheiro dos contribuintes! Um embuste, pois eles não ajudam em nada; ao contrário, atrapalham, porque o motorista que conhece a localização deles passa ‘devagarinho’ na fente deles, mas depois saem correndo em alta velocidade. As duas atitudes atrapalham os demais veiculos.
Assim, RADAR é conversa mole prá boi dormir: eles NÃO AJUDAM a prevenir acidentes, NÃO SÃO os culpados pelos acidentes que acontecem (basta ver as estatisticas e perceberá que excesso de velocidade não foi a causa!) e se tornaram apenas FONTES DE ARRECADAÇAO para os municipios, os Estados e… claro, para as empresas que os contruirram e os operam.
E o pior é que cada vez mais essa praga se alastra além das estradas e foram colocadas também nas grandes cidades (Sorocaba tem uma quantidade absurda!). Agora estão sendo colocadas na cidades médias (Itapetininga até já anunciou que vai instalar esses quipamentos). Logo logo eles serão colocadas em cidades pequenas, como Sarapui, Alambari e outros nucleos habitacionais!
É por essa razão – para faturar! – que na antiga rodovia Raposo Tavares – que tinha pistas simples e esburacadas – a velocidade permitida era de até 110 Km/h em certos trechos e agora que a estrada está duplicada e em boas condições, a maioria dos trechos só permite velocidade até 80 km/h . É de propósito!, pensado para arrecadar mais dinheiro ainda dos contribuintes; um assalto legalizado!
Nos paises europeus – que contam com ótimas estradas – NÃO HÁ MULTA para quem ultrapassa a velocidade máxima e até, em algumas estradas, é multado o motorista que andar ABAIXO DA VELOCIDADE MÍNIMA!.
Recomendo enfáticamente que todos nós botemos a boca no trombone e rechassemos agressivamente a colocação desses equipamentos aqui em Itapetininga e ássem a EXIGIR que os municipios e Estados cumpram com sua verdadeira OBRIGAÇÃO, que é a de exercer severa fiscalização sobre os motivos que realmente causam acidentes:
– o PAVIMENTO DEFEITUOSO;
– a FALTA DE SINALIZAÇÃO ADEQUADA,
– o COSTUME DO MOTORISTA FALAR AO CELULAR ENQUANTO DIRIGE,
– a ausência de um PLANO VIÁRIO COMPETENTE,
– a INABILIDADE DOS MOTORISTAS,
– o MAL ESTADO DOS VEICULOS
e outros,
TUDO, MENOS A QUESTÃO DA VELOCIDADE!
Não se deixe enganar: radar é caça-niqueis, nada mais!
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É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.