Matéria publicada pela TV Tem, diz que segundo o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, o Museu das Monções corre o risco de desabar — (Foto: Reprodução/TV TEM)
Apesar da data para o início do trabalho ser no dia 7 de março, só nesta terça houve movimentação de operários, que começaram a limpar o local.
O contrato para estabilizar a estrutura do prédio foi assinado em fevereiro. O valor é de R$ 1.047.000. O prazo para concluir a obra é de seis meses.
O museu está fechado há nove anos e a construção é do século 19. O local está cercado com tapumes e a fachada, que ameaça desabar, continua escorada com madeira.
O museu foi tombado pelo Condephaat como patrimônio histórico. O acervo, que tem documentos e registros referentes às monções, foi levado para um galpão alugado pela prefeitura.
A restauração foi determinada pela Justiça e em janeiro venceu o último prazo para o início das obras.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a reforma completa do museu deve custar R$ 12 milhões e ainda não há prazo para começar.”
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.