O novo formato da Olimpíada, que acrescentou uma fase a mais na competição, tornou o certame mais competitivo e acirrado
Os estudantes da EMEF. Coronel Esmédio não passaram para a 4ª Fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp.
O novo formato da Olimpíada, que acrescentou uma fase a mais na competição (até o ano passado eram 5 fases on line para 6 fases este ano), tornou o certame mais competitivo e acirrado.
Para se ter uma ideia, a primeira fase contou com 18,5 mil equipes. Já na segunda fase permaneceram 16,6 mil equipes, caindo para 11,6 na terceira fase e, agora, na 4ª fase, para 7 mil equipes que todo o Brasil. Isso representa uma redução de cerca de 36,85% das equipes na metade da competição. Ainda faltam as fases on line 4, 5 e 6, além da fase presencial da Unicamp.
A 4ª Fase iniciou-se na segunda-feira, dia 27, e termina no sábado, 1º de junho. O Estado de São Paulo é o que mantém maior número de equipes na ONHB: 1404. Estava com 4020 na 2ª Fase.
Neste ano, os alunos dos colégios militares não participaram da Olimpíada de História. De acordo com a organização do evento, houve um “comunicado do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), referente à participação dos alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) na 11ª edição da Olimpíada de História, por meio de reportagem da CBN veiculada ontem, dia 13/05/2019. As equipes do SCMB participam da Olimpíada de História desde a primeira edição, em 2009, com brilhantismo, tendo já obtido inúmeras medalhas”.
A ONHB conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP. O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.
As equipes da EMEF. Coronel Esmédio que participaram este ano da ONHB foram orientadas pelo Professor Ms. Carlos Carvalho Cavalheiro.
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: 'Folclore em Sorocaba', 'Salvadora!', 'Scenas da Escravidão, 'Memória Operária', 'André no Céu', 'Entre o Sereno e os Teares' e 'Vadios e Imorais'. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA - Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS - Feira do Livro dos Autores Sorocabanos
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos