Com participação de Alcides Nogueira e Tuna Dwek, vai ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura
O Persona desta sexta-feira (17/4) recebe a atriz, escritora, diretora e dramaturga Denise Del Vecchio. Entrevistada por Alcides Nogueira e Tuna Dwek, com mediação de Atílio Bari, a artista conta sobre sua trajetória, ao longo do programa. A edição vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.
Interprete densa e de forte temperamento dramático, interrompeu sua formação em História para se dedicar a formação no Teatro de Arena. Estreou como profissional no Festival de Teatro de Nancy, na França, no espetáculo Arena Conta Zumbi.
Ao lado de seu ex-marido, Celso Frateschi, formou o grupo Teatro Núcleo, onde procurava transmitir tudo o que aprendeu com Augusto Boal. Nas telas, começou em 1974 na TV Tupi e passou por diversas outras emissoras. Entre seus sucessos no teatro estão obras como: Lua de Cetim, pela qual recebeu o Prêmio Molière de Melhor Atriz, e Feliz Ano Velho, com longa temporada por todo o Brasil e exterior.
No Persona, ela revela momentos marcantes de sua vida pessoal e profissional. “Profissionalmente, o momento em que eu quis estar no palco foi quando eu assisti Morte e Vida Severina, na primeira montagem. Eu vi aquele espetáculo e falei ‘Tudo o que eu queria era estar ali'”, declara Denise. O programa ainda conta com depoimentos de artistas que trabalharam com Denise, como Laura Cardoso, Petrônio Gontijo, Emílio Fontana, Imara Reis, Paulo Betti, Maria Adelaide Amaral, Dulce Muniz e muitos outros.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024