Quem é ele?
Ele está comigo em (quase) todas as horas. Até mesmo naqueles momentos tão íntimos (pasmem!), que é o das minhas necessidades fisiológicas.
Levo-o para todo canto, é meu companheiro no ônibus, está sempre disponível para me acompanhar, já que tem tempo de sobra, não paga passagem e nem passaporte. Ele dá mais cor as minhas viagens longas, principalmente naquelas horas em que a paisagem lá fora é apenas a BR e mato.
Ele é um bom conselheiro. Recorro a ele em meus momentos de dúvida, ele sempre tem resposta para tudo, ô camarada inteligente. Aliás, tudo que eu sei até hoje devo em parte, a ele. E sei que ele ainda tem muito a me ensinar, porque sou um indivíduo eternamente em construção. Ainda não aprendi tudo. Me instrui, me educa; é mestre.
E por falar em viagens, mesmo em momentos que estamos a sós, em minha cama a noite, ou em qualquer outro lugar, viajamos. Ele, como meio de transporte, conduz-me a lugares incríveis. Nele, posso alçar os mais altos voos sem medo de altura.
Não fico só em nenhum momento. À noite, após ele me contar tantos segredos e me preparar para ter um sono mais tranquilo, deita-se ao meu lado, como se o velasse. Quantos foram os sonhos que tive sobre os assuntos conversados, imagens vistas e lugares visitados…!
Ele aguça a minha imaginação. Em parte, devo a ele minha carreira literária.
Mas, quem é ele? Você já descobriu?
É o livro, meu amigo portátil, meu professor! Através dele já conheci a França, Itália, a Lua, outros planetas, e demais lugares onde gostaria de ir. Ele tem as respostas para muitas das minhas indagações. Lendo-o, aprendi a escrever sem cometer muitos erros e a pontuar melhor meus devaneios.
Pode confessar! Quem nunca levou um livro para o banheiro ( porque além de todas esses predicados, ele é um facilitador e estimulante da evacuação ), que atire a primeira pedra.
Claudia Lundgren
tiaclaudia05@gmail.com
- Apelo das entranhas - 2 de setembro de 2023
- Cláudia Lundgren: 'Um dia a mais' - 26 de setembro de 2021
- Sandra Vasconcelos é agraciada com o título de Acadêmica Nacional de Grande Honra pela FEBACLA - 17 de junho de 2021
Claudia Lundgren, natural de Teresópolis (RJ), é poetisa, escritora e Educadora Infantil. É Acadêmica da ACILBRAS, da AIL e da FEBACLA; é Acadêmica Correspondente da Academia Caxambuense de Letras e da Academia de Letras de Teófilo Otoni, e Membro Efetivo da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas (SBPA). Também pertence à ALB e a ABC, ambas virtuais. Recebeu Menção Honrosa no I Concurso de Poesia Junina e obteve o 9º lugar no XXXIV Concurso de Poesia Brasil dos Reis, (Ateneu Angrense de Letras e Artes). Foi homenageada com a Comenda Acadêmica Láurea Qualidade Ouro, a mais alta comenda da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e com o Prêmio Cidade São Pedro de Aldeia de Literatura. Participou de dezenas de Antologias Poéticas. No início de 2019 lançou seu primeiro livro solo, ‘Alma de Poeta’ (Editora Areia Dourada), que recebeu o Troféu Monteiro Lobato como o melhor livro de poesia, no evento ‘Melhores do ano 2019’ (LITERARTE), e recentemente, lançou seu segundo , ‘Simplesmente Poemas’, com o selo AIL.